14/12/2018 às 08:04, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Batayporã é destaque por boas práticas de Gestão na Assistência Social

Apenas nove municípios sul-mato-grossenses foram selecionados para receber prêmio inédito “Mariluce Bittar”

Foto: Ana Paula Oliveira/Sedhast

O município de Batayporã mais uma vez se destaca no cenário estadual. Por desenvolver boas práticas de gestão na Assistência Social durante o ano de 2018, o município foi referenciado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast).

Em cerimônia realizada na quarta-feira (12), na escola do SUAS/MS, a técnica de gestão Letícia Giovanni Silva, e a secretária executiva do Conselho Municipal de Assistência Social, Fabiana Aparecida Pereira Batista, acompanhadas pela titular da pasta Leia Maria, receberam o prêmio “Mariluce Bittar”, que comprova o empenho e o trabalho que está sendo realizado pela Secretaria de Assistência Social em Batayporã.

A premiação busca ser instrumento para identificar, disseminar e reconhecer práticas bem-sucedidas desenvolvidas pela política de assistência social e que estejam contribuindo para modernização, inovação, eficácia e eficiência do Sistema Único de Assistência Social (Suas), bem como valorizar a iniciativa de técnicos da Assistência Social.

Das 32 iniciativas inscritas em Mato Grosso do Sul, Batayporã está entre os nove municípios selecionados que receberam o prêmio nas categorias Serviços Socioassistenciais; Benefícios e Programas Socioassistenciais; e Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Concorrendo na categoria Gestão do Suas, com o título “Diagnóstico socioterritorial de Batayporã”, o Município ficou em segundo lugar e as técnicas responsáveis pelo projeto foram contempladas com premiação em dinheiro, no valor de R$ 3 mil, e placa de homenagem.

Para a gestora Leia Maria, a premiação vem confirmar que Batayporã tem uma gestão eficiente e comprometida com a população. “Esse prêmio é fruto de um trabalho sério, eficiente e comprometido com o bem do cidadão batayporaense. Nossa equipe está de parabéns, em especial nossas duas técnicas Letícia e Fabiana que inscreveram o projeto”, enfatizou a secretária.

O prêmio “Mariluce Bittar: Boas Práticas de Gestão na Assistência Social 2018” é inédito e Mato Grosso do Sul se destaca como o único Estado a oferecer escola de capacitação dos técnicos da assistência social. “Na escola do SUAS os profissionais recebem capacitação para desenvolver da melhor forma a gestão de suas competências”, lembrou a titular da Sedhast, Elisa Cleia Nobre.

Ela ressaltou ainda que os técnicos são responsáveis “por fazer o levantamento de informações das pessoas em situação vulnerável que chegam até eles, e de ‘programar’ como será o financiamento dessas pessoas”.

Foto: Ana Paula Oliveira/Sedhast

Presente na solenidade, a secretária Nacional de Assistência Social, Maria do Carmo Brant de Carvalho, destacou a premiação como motivadora para o trabalhador da rede sócio assistencial. “A iniciativa é o reconhecimento das boas práticas, afinal são os técnicos que fazem a execução direta de tudo que se refere a política da assistência social”, enfatizou.

Mariluce Bittar - A professora doutora Mariluce Bittar, falecida em 18 de fevereiro de 2014, formou-se em Serviço Social pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (Fucmt), fez doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pós-doutorado também em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi professora da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), fez parte do corpo docente e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), coordenando o Mestrado nos anos de 2001 a 2007. Nos inúmeros cargos que acumulou na carreira profissional, era reconhecida internacionalmente e recebeu vários prêmios.