18/01/2019 às 09:39, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Profissionais de Batayporã recebem capacitação de renomado palestrante da área de proteção à infância e adolescência

Para avançar e consolidar o trabalho dos profissionais da Rede de Atendimento à Criança e Adolescente e demais atores do Sistema de Garantia de Direitos, o município de Batayporã recebeu nesta quinta-feira (17) uma capacitação com um dos mais reconhecidos profissionais brasileiros quando se fala em proteção à infância e adolescência, Luciano Betiate.

A iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social (Smas), teve como proposta discutir e atualizar conhecimentos em relação à política de atendimento à criança e ao adolescente, bem como desenvolver habilidades e atitudes aos agentes da rede de apoio do Município, visando a qualificação dos serviços ofertados.

Realizada nas dependências do Centro de Convivência do Idoso “Eliza Soares da Cruz”, a capacitação teve como tema “Trabalhando em rede pela Infância” e reuniu 80 pessoas, entre profissionais da rede de atendimento e da educação, saúde, entre outros.

O palestrante abordou os fundamentos das atribuições do Conselho Tutelar, salientando sobre a fiscalização do órgão e às medidas de acolhimento institucional. Ainda fez uma explanação sobre o papel do Conselho Tutelar frente a assuntos como o atendimento da criança vítima de violência, pedofilia, nova lei de crimes sexuais e ética no exercício da função de conselheiro tutelar.

Fotos: Assessoria PMB

Autor de 14 livros, Betiate tem auxiliado na capacitação de conselheiros tutelares em todo país. Estudioso do fenômeno da violência intrafamiliar e, em especial, de seus reflexos no cotidiano escolar, ele também tem capacitado professores no entendimento do fenômeno e na busca de soluções.

A titular da Secretaria de Assistência Social, Leia Maria, destacou a importância da constante busca pela qualificação dos integrantes da rede e da troca de experiências entre eles, tendo em vista que isso só tende a melhorar o trabalho a ser desenvolvido.

A ação contou com parceria do Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).