21/08/2019 às 09:31, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Batayporã irá realizar 1º Festival de Pipas

Arte, lazer e muita diversão. Tudo isso é o que promete o 1º Festival de Pipas de Batayporã, que irá acontecer no próximo sábado (24).

A iniciativa do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer (SECEL), tem como objetivo incentivar a criação de pipas, estimular a prática de atividades alternativas, bem como promover a integração da comunidade e da família, envolvendo pais e filhos em uma ação recreativa e de lazer.

O evento será realizado no pátio do Paço Municipal, e será aberto a toda população. Os participantes menores de 8 anos, devem estar acompanhados de pais ou responsáveis. Conforme regulamento, apenas uma pipa poderá ser inscrita para participar de todas as modalidades.

As inscrições estão sendo realizadas no Espaço Cultural Haroldo Lobo Ruiz Garcia, no período das 7h às 13h, e também poderá ser realizada no dia e local do evento, sendo necessário apresentar documentos pessoais com foto.

Os participantes do festival poderão concorrer nos seguintes critérios de premiação: maior pipa, menor pipa, pipa mais alta, beleza e criatividade, manobra e habilidade. Haverá uma comissão julgadora responsável por promover as avaliações no local. Vale ressaltar que para cada categoria de idade haverá premiação individual para o primeiro, segundo e terceiro lugar.

As pipas, papagaios, pandorgas deverão ser confeccionados tradicionalmente, ou seja, em folha de seda e qualquer outro papel e/ou papelão biodegradável, bambu, taquara, madeira, linha ou corda de algodão ou lã, sendo proibido o uso de fio de nylon ou anzol.

Serão desclassificados aqueles que utilizarem algum dos materiais não permitidos, bem como, aqueles que laçarem (cortar) a pipa, papagaio ou pandorgas de outro concorrente; usar cerol; não colocar a pipa no ar em no máximo cinco minutos; não recolher a pipa no tempo previsto; empinar a pipa fora do horário e local de apresentação e colocar em risco a integridade física de qualquer participante do evento.

o 1º Festival de Pipas conta com o apoio de todas as secretarias da Administração Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, que darão todo o suporte no dia do evento. “Teremos uma equipe para fiscalizar, bem como o apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para que todos possam se divertir tranquilamente e participar desse primeiro Festival”, ressaltou a secretária Sônia Nantes.