10/02/2020 às 11:25, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Encontro Pedagógico marca retorno das atividades letivas em Batayporã

Ponto alto da programação foi a Palestra Show com Deivid Freitas. Foto: Marcos Donzeli/Assessoria PMB

Os profissionais que atuam na Rede Municipal de Ensino de Batayporã participaram Semana Pedagógica, que marcou oficialmente o início do ano letivo de 2020. Os encontros que antecederam a volta as aulas, contou com palestras e planejamento pedagógico para o retorno às atividades que iniciaram nesta segunda-feira,10 de fevereiro.

Organizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), a Semana Pedagógica teve como proposta promover reflexões e debates em torno das políticas e propostas pedagógicas para a educação básica na atualidade e sua implementação no cotidiano escolar.

Os educadores foram recepcionados na Câmara Municipal pela titular da pasta, Sonia Nantes, que deu as boas-vindas ao grupo, enfatizando a importância da automotivação para a obtenção de resultados positivos no dia a dia profissional.

“Esse primeiro encontro com os profissionais de educação é de suma importância para iniciarmos o ano letivo motivados. Mais um ano que começa e com ele muitas novidades e muitos planos. São as boas perspectivas que nos motivam para o trabalho que temos pela frente, principalmente quando investimos em procedimentos que aperfeiçoam as atividades pedagógicas durante o ano letivo, proporcionando aos alunos um aprendizado de qualidade”, enfatizou.

Palestra conduzida pelo 3º Subgrupamento de Bombeiros Militar. Foto: Aline Leão/Assessoria PMB

A atividade foi aberta com palestra motivacional realizada na manhã de quinta-feira (6), que teve como tema “Saúde emocional como fator de bem-estar e qualidade de vida”, ministrada pela psicóloga Sônia Amaral, que colocou em evidência a saúde mental e emocional.

A palestrante ressaltou que cuidar da autoestima dos relacionamentos interpessoais, da motivação do plano de vida é de suma importância para o bem-estar emocional de cada um no dia a dia e com o relacionamento interpessoal.

No período vespertino, os profissionais participaram de palestra sobre Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros, conduzida pelo 3º Subgrupamento de Bombeiros Militar. Na oportunidade, o Major Pablo Diego Barros de Jesus agradeceu a secretária Sônia pela oportunidade em poder auxiliar os servidores da Educação do Município com técnicas de primeiros socorros e destacou a importância do treinamento para orientar os profissionais sobre a possível ocorrência de caso de acidente nas escolas, principalmente com as crianças.

A palestra foi conduzida pelo Cabo BM Márcio Pereira, e pelo Soldado BM Eleandro Pereira, que abordaram sobre os Sinais Vitais, Controle de Hemorragias e Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE).

Palestra motivacional ministrada pela psicóloga Sônia Amaral. Foto: Marcos Donzeli/Assessoria PMB

O ponto alto da programação foi a Palestra Show com Deivid Freitas e equipe, que aconteceu na sexta-feira (7). A atividade foi focada na força do pensamento e teve como intuito mostrar que cada profissional pode fazer a diferença no seu local de trabalho. Para que isso aconteça, conforme o palestrante, é necessário que cada profissional acredite no seu potencial, tome a iniciativa e trabalhe com amor e alegria.

Deivid Freitas interagiu com a plateia, formada por professores, merendeiras, inspetores de alunos, administrativos e ASG, por meio de interpretações musicais, apresentação de vídeo, dança e diversas dinâmicas.

Conforme a secretária Sonia Nantes, além de motivar os educadores, o encontro teve como objetivo mostrar que, a atual Administração Municipal valoriza a categoria e se preocupa com a formação dos profissionais.

Professora há 25 anos na Rede Municipal, Lucilene Ravaze, destacou que a cada encontro pedagógico que participa renova a autoestima para iniciar o ano letivo. “Essas palestras organizadas pela Secretaria de Educação trouxe-nos um ânimo a mais para iniciarmos mais um ano de trabalho”, disse.

Foto: Marcos Donzeli/Assessoria PMB

Na avaliação de Benedita Pires Gomes, educadora a mais de 20 anos no Município, a Palestra Show foi um marco para a Educação de Batayporã. “Essa palestra foi nota mil e que vai ficar marcada para o resto de minha vida. Parabéns a todos os envolvidos por nos proporcionar esse momento tão prazeroso de aprendizado”, afirmou.

Para Adelaide Barros da Silva, educadora há 31 anos na rede municipal, a Palestra Show “veio ao encontro daquilo que queríamos proporcionar aos nossos professores e coordenadores pedagógicos. A relação interpessoal foi o ponto alto da atividade, o que facilitou para iniciar o ano letivo”.