21/02/2020 às 13:52, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Gestora em Educação de Batayporã esclarece fechamento de unidade escolar

A titular da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer (SECEL), Sonia Nantes, vêm a público esclarecer que após análise técnico e administrativo foi tomada a decisão de encerrar as atividades escolares na Escola Municipal Anízio Teixeira da Silva (Extensão), no Assentamento São Luiz, zona rural do município.

A decisão, só foi concretamente tomada, após uma reunião entre os pais e a Secretaria de Educação no final do ano passado, que esclareceu toda situação e solicitado todo o esforço para que houvesse um bom número de alunos matriculados.

O número de alunos matriculados naquela unidade escolar vinha diminuindo significativamente, e o ano letivo de 2019 terminou com 26 alunos. Na tentativa de manter a escola em funcionamento em 2020, as matrículas para a localidade foram abertas, porém houve quatro novos alunos inscritos na Educação Infantil, somando aos outros oito do primeiro, segundo e terceiro anos do Ensino Fundamental.

Sonia lamenta muito o fechamento da unidade escolar, mas não houve outra alternativa a não ser remanejar os estudantes para as salas na sede da unidade de ensino, na área urbana do município, onde foram bem acolhidos e estão satisfeitos com toda a estrutura oferecida.

A Gestora afirmou que no espaço onde funcionava a antiga escola Professora Bernadete Teixeira, a Administração Municipal irá colocar à disposição dos moradores atividades relacionadas à Educação. No período vespertino, serão ofertadas às crianças aulas de danças com a professora Simone Mathias e em uma sala equipada vai ficar à disposição da comunidade para palestras.

Com relação à internet rural instalada no prédio, irá permanecer, haja vista que a Sala de Tecnologia instalada na unidade pertence à Associação de Moradores.

A Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer está à disposição da comunidade para quaisquer dúvidas e esclarecimentos.