18/07/2018 às 11:09, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Seminário marca encerramento das atividades do PNAIC em Batayporã

Prefeito parabenizou os educadores pelo engajamento na participação do PNAIC

Depois de seis meses de atividades, o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) foi encerrado em Batayporã com um seminário realizado nas dependências do Centro de Convivência do Idoso.

Organizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura (Smec), em parceria com a Coordenadoria Regional de Educação, o evento reuniu profissionais de educação das redes municipal e estadual de ensino do município.

Presente no seminário de encerramento, o prefeito Jorge Takahashi parabenizou os educadores pelo engajamento na participação do PNAIC. “Os profissionais estiveram um longo período em formação, aprenderam novas técnicas e estão mais preparados para melhorar a aprendizagem das crianças. Estar em constante aprendizado é uma atitude louvável. Parabéns a todos pelo empenho e dedicação”.

Para a secretária de Educação e Cultura, Sônia Nantes, o evento destaca o resultado de um trabalho sério que já vem colhendo resultados importantes. “Sabemos que não foi fácil, mas os reflexos já estão sendo sentidos nas salas de aula e no aprendizado com a dedicação e preocupação dos formadores e professores que disseminam as orientações obtidas na formação”, enfatizou.

Secretária Sônia Nantes destacou que o trabalho já vem colhendo resultados importantes

Sônia finalizou o discurso citando o escritor brasileiro Augusto Cury. “Para termos alunos brilhantes, precisamos ter professores fascinantes. Que vocês tornem-se cada dia mais brilhantes”.

A abertura foi abrilhantada pelo Coral Educantar e por apresentações culturais desenvolvidas pelas educadoras. Também estiveram presentes os vereadores Cacildo Paião, Samuel Macedo e Danilo Enz.

Após a solenidade de abertura, a psicóloga Kessiane Périgo palestrou sobre a temática “Educação e Neurociência”. Na sequência, os participantes apresentaram os resultados das atividades desenvolvidas ao longo da formação continuada.

No período de seis meses, professores, coordenadores, articuladores e mediadores de aprendizagem tiveram a oportunidade de aperfeiçoarem a prática pedagógica com metodologias inovadoras e diferenciadas, com momentos de estudo, diálogo, reflexão e organização.

Fotos: Assessoria PMB

Ao término dos trabalhos, a coordenadora local do PNAIC, Cláudia Amorim, destacou sobre a necessidade dos professores continuarem os estudos sempre tendo como prioridade a aprendizagem das crianças e, agradeceu a dedicação de todos.

A coordenação municipal do PNAIC foi composta pelas professoras Idnéia Alves Almeida, que atuou como Formadora Local do Fundamental; e Lucilene Alves de Almdeira Ravazze, como Formadora Local da Educação Infantil.

PNAIC - O PNAIC é um programa do Governo Federal ao qual o município aderiu e que tem o objetivo de alfabetizar todas as crianças até os 08 anos de idade. Dentre as ações do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, está a formação de professores alfabetizadores que atuam com o ciclo de alfabetização no 1°, 2° e 3° ano.