21/02/2020 às 12:34, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Batayporã decreta situação de emergência por conta das fortes chuvas

Devido as fortes chuvas que caíram em Batayporã nesta quinta-feira (20), registrando mais de 90 milímetros em menos de uma hora, e ocasionando grandes danos à municipalidade, o prefeito Jorge Takahashi assinou decreto declarando “Situação de Emergência” no município. A medida foi tomada baseada em parecer técnico da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC).

Conforme o Decreto nº 13/2020, a chuva intensa que atingiu fortemente a zona urbana e rural, ocasionou inundações em várias residências e prédios comerciais, em virtude do transbordamento da Lagoa do Sapo, que não suportou o volume de água recebida. Além disso, 30 fossas sépticas desmoronaram e em ruas e avenidas da área central houve o acúmulo de lixos, somando os transtornos causados.

Na área rural do município, o desastre afetou pontes e estradas, dificultando o impedimento do transporte de grãos e outros serviços, danificando aproximadamente 20 quilômetros de estradas, o rompimento de 600 metros do canal de escoamento de águas pluviais ao longo do curso e uma ponte de madeira, resultando em sérios prejuízos.

Pelo prazo de 180 dias, fica declarada “Situação de Emergência” no Município, citadas no Formulário de Identificação de Desastres (FIDE). O Decreto prevê ainda a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem, sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.

Foto: Aline Leão/Assessoria PMB

A convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada, reforça a determinação.

Ainda de acordo com o decreto, ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias consecutivos e ininterruptos, contados a partir da caracterização do desastre, vedada a prorrogação dos contratos.

Apoio – Assim que foram registrados o alagamento de moradias, as autoridades se uniram para prestar atendimento à população, e os profissionais da Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico Turismo e Meio Ambiente (SODETA) atuaram em vários pontos da cidade, organizando o trânsito e orientando os motoristas para que as águas não adentrassem ainda mais as residências.

Segundo o secretário Sidney Olegário, que é titular da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, o município de Batayporã está recebendo todo o suporte do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).

Na manhã desta sexta-feira (21), a SODETA montou uma força-tarefa para a limpeza das vias públicas e para recolher os entulhos na área mais afetada, o qual abrangeu dez quarteirões.