17/10/2022 às 11:46, Atualizado em 17/10/2022 às 12:57

Sem mapeamento há décadas, Batayporã inicia georreferenciamento com drones

Trabalho irá garantir levantamento preciso sobre características dos territórios e imóveis locais

Trabalho de campo tem tecnologia de ponta na captação de imagens. Foto: Jeferson Souza.

A Prefeitura de Batayporã iniciou recentemente o trabalho de georreferenciamento do município, que consiste em um mapeamento de todo o território urbano, com detalhes das características ambientais e dos imóveis da área. Realizado por meio de drones, o levantamento irá durar aproximadamente seis meses e será disponibilizado em uma plataforma online.

O mapa do município não era atualizado há décadas e o Poder Executivo investiu em tecnologia digital para garantir precisão. “O georreferenciamento é, sobretudo, uma ferramenta de planejamento urbano. Com esse levantamento feito por drones, teremos claros detalhes sobre cada região de Batayporã. É uma espécie de Google Street View local”, comparou o prefeito Germino Roz.

O mapeamento aéreo com fotografia frontal de 360º a cada quatro metros tem precisão de 5 cm de pixels, o que garante profundidade das imagens digitais. O georreferenciamento também prevê a disponibilização dos dados em plataforma acessível à população. Para tanto, o serviço foi contratado pela Prefeitura no valor de R$ 266.900 e é desempenhado pela empresa Sicart Consultoria, Geotecnologia e Desenvolvimento de Sistemas.

Mapeamento preciso será ferramenta fundamental para ações com foco no planejamento urbano. Foto: Jeferson Souza.

Conforme explicou o diretor da empresa, Carlos Francisco Dobes Vieira, o georreferenciamento dará respaldo ao planejamento urbano, à regularização fundiária, justiça fiscal, tendo em vista que a reclassificação das estruturas impacta diretamente no cadastro imobiliário, e proporcionará uma real dimensão sobre pontos essenciais, como a extensão da pavimentação e da iluminação pública de Batayporã, dentre outras questões. “É praticamente um raio-x do município. Esse trabalho é fundamental para todas as ações de infraestrutura”, destacou.

Reorganização do cemitério

O Cemitério Municipal Santo Antônio também contará com uma ferramenta de localização de túmulos. O intuito é melhorar a gestão do serviço e facilitar o acesso da população às informações por meio de um sistema digital de software público, onde constarão detalhes como quadras, lotes, identificação das sepulturas e até mesmo sobre o atestado de óbito e familiar responsável. A primeira etapa do trabalho conta com parceria da Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (Sodeta), que será responsável pelo levantamento.

Foto: Jeferson Souza.