26/04/2022 às 12:48, Atualizado em 26/04/2022 às 12:58

Cerca de 120 jovens e adolescentes emitem primeira via do título de eleitor em ação da Prefeitura

Secretaria de Assistência Social promoveu duas edições do Dia D de emissão para atender ao público por meio do Cras e Coordenadoria da Mulher

A estudante Graziela Rodrigues, de 16 anos,  poderá exercer o primeiro voto em 2022. Foto: Prefeitura de Batayporã

Cerca de 120 atendimentos para emissão da primeira via do título de eleitor foram registrados pela equipe da Secretaria de Assistência Social de Batayporã, que promoveu duas edições do Dia D para auxiliar jovens e adolescentes. A ação foi realizada nos últimos dias 19 e 25 de abril por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Coordenadoria Especial da Mulher.

Estudante do terceiro ano do Ensino Médio, Graziela Rodrigues da Silva, de 16 anos, está entre o público que aproveitou a oportunidade: “facilitou para a gente e agora eu já posso votar”, contou.

Conforme explicou a coordenadora do Cadastro Único (CadÚnico), Aline Melo, o intuito foi facilitar o trâmite e incentivar a participação política dessa faixa etária. “Ficamos muito contentes com a procura pelo serviço, tanto é, que foi necessário realizar dois dias D. Não tivemos intercorrências e, inclusive, também realizamos alguns atendimentos de transferência de título”, detalhou.

Durante capacitação no Cartório Eleitoral de Nova Andradina, a servidora, que esteve acompanhada da coordenadora da Mulher, Simone França, foi informada de que Batayporã tem uma demanda grande entre adolescentes e jovens que estão aptos a emitir o título, mas não procuraram a Justiça Eleitoral. “É gratificante saber que o trabalho da nossa equipe impacta esse cenário diretamente”, complementou.

A emissão da primeira via do título do eleitor bem como outros serviços de regularização podem ser acionados presencialmente nos cartórios eleitorais ou no site da Justiça Eleitoral . Neste ano, o prazo para tirar, transferir ou regularizar o título vai até o dia 4 de maio.