Publicado em 18/04/2022 às 19:30, Atualizado em 18/04/2022 às 23:39

Agricultura familiar de Batayporã é contemplada com novo maquinário

Município recebeu incentivo de dois tratores, de 25 e 85 cv, e carreta basculante

Ana Carla Barbosa, Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Batayporã
Prefeito Germino Roz, ex-ministra do Mapa, Tereza Cristina, e vereador Vanderley do Ônibus conferiram maquinário adquirido por meio de parceria. Foto: Divulgação.

Mais três máquinas destinadas à agricultura familiar de Batayporã foram entregues oficialmente pelo Governo Estadual na última segunda-feira (18) durante solenidade em Campo Grande. O prefeito Germino Roz participou do ato conduzido pelo governador Reinaldo Azambuja e conferiu o maquinário, que é composto por dois tratores Massey Ferguson, de 25 e 85 cv, e uma carreta basculante.

Segundo o prefeito, o equipamento irá fortalecer o trabalho dos pequenos produtores. "Essas máquinas vão auxiliar nossos produtores dos três assentamentos e dos bairros rurais, em diversas culturas, inclusive, o trator menor deve otimizar a horticultura”, analisou o chefe do Executivo.

Conforme informou o Governo do Estado, as 363 máquinas e equipamentos agrícolas distribuídos entre os 79 municípios foram adquiridos ao custo de R$ 31,3 milhões. Os recursos são de emendas parlamentares da bancada federal de Mato Grosso do Sul no valor de R$ 19,4 milhões, com contrapartida estadual, através da Agraer e o Ministério da Agricultura, no valor de mais R$ 11,9 milhões.

Tratores Massey Ferguson têm potência de 85 e 25 cv. Foto: Divulgação.

Para Batayporã, ainda está prevista para este ano a entrega de uma ensiladeira, um caminhão basculante, uma grade aradora intermediária com 14 discos e uma plantadeira adubadeira. Segundo o governador, o município também deverá receber incentivos para um programa de calcareamento. “Tem o maquinário para a agricultura familiar nos assentamentos e, daqui pouco tempo, vai chegar o calcário para melhorar a qualidade do solo. Estamos aqui com o Germino para reforçar essa parceria”, descreveu Azambuja.

Batayporã ainda esteve representada pelo vereador Vanderley do Ônibus e o diretor do Departamento de Agricultura, José de Oliveira, que acompanharam o prefeito na solenidade. O evento contou com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, a ex-titular do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, o chefe de assessoria especial de Relações Governamentais e Institucionais do Mapa, Edimilson Alves, deputados, dentre outros representantes.