Publicado em 18/12/2018 às 09:23, Atualizado em 23/11/2020 às 14:22

Batayporã é contemplada com equipamento para Agricultura Familiar

Assessoria PMB, PMB
Foto: Kelly Ventorim/Semagro

O município de Batayporã foi contemplado com uma roçadeira hidráulica para auxiliar no fortalecimento da Agricultura Familiar. O equipamento foi adquirido pelo Governo do Estado, através de convênio com a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), e emenda da deputada federal Tereza Cristina.

A solenidade de entrega foi realizada na última sexta-feira (14), no Centro de Pesquisas da Agraer (Cepaer). O prefeito Jorge Takahashi foi representado pela secretária Mirian Pereira, que está respondendo pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, e pelo secretário Dilmo Teixeira.

Os gestores receberam a roçadeira das mãos da deputada Tereza Cristina, do titular da Semagro, Jaime Verruck; e do Diretor da Agraer, André Nogueira.

Com essa entrega, em dois anos de gestão, Batayporã já foi beneficiada com aproximadamente de R$ 140 mil em máquinas e equipamentos, que vão desde trator agrícola 4x4, carreta agrícola, distribuidor de calcário e adubos a grade aradora intermediária de controle remoto.

O equipamento irá fortalecer o desenvolvimento de técnicas empregadas nas atividades da agricultura familiar e beneficiará diretamente os pequenos e médios agricultores do município. “A roçadeira irá ajudar os agricultores no trabalho do campo, fortalecendo a agricultura familiar, que é um dos pilares da economia do município”, ressaltou a secretária Mirian.

Durante o ato, Tereza Cristina classificou a entrega como o cumprimento de seus últimos compromissos ainda no mandato de deputada, já que em 1º de janeiro assume o comando do Ministério da Agricultura e Abastecimento. A Parlamentar ressaltou que irá cobrar de cada um dos municípios beneficiados a produção, uma vez que irá manter os olhos atentos ao desenvolvimento do setor no Estado.

A Deputada ressaltou ainda a importância de valorizar e incentivar quem vive e tira seu sustento e de sua família direto do campo, com atenção especial as ações voltadas para a regularização de áreas (com entrega de títulos). “É dessa forma que vamos continuar ajudando quem produz, investindo no desenvolvimento e dando ainda mais condições para que o produtor tenha renda e possa viver com dignidade na sua terra”, enfatizou.

Para o prefeito Jorge Takahashi, o recebimento do equipamento agrícola será fundamental para o atendimento dos pleitos dos agricultores e irá reforçar os trabalhos da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável. “Graças a nossa boa relação com a deputada Tereza Cristina e outros parlamentares, bem como com o Governo do Estado, Batayporã já recebeu uma patrulha mecanizada e alguns equipamentos para atendermos a agricultura familiar”, afirmou.

O vereador Samuel Macedo, que reivindicou a roçadeira para a agricultura familiar, acompanhou os secretários municipais Mirian e Dilmo durante a cerimônia de entrega.