Publicado em 28/03/2018 às 12:03, Atualizado em 23/11/2020 às 14:22

Batayporã será beneficiada com Centro de Comercialização da Agricultura

Assessoria de Comunicação, PMB
Cb image default
Prefeito Jorge Takahashi participou na assinatura de celebração de convênio

Para melhorar as condições de trabalho e os ganhos para os pequenos produtores rurais, o município de Batayporã será beneficiado com a construção de um Centro de Comercialização da Agricultura. Os investimentos para reforço à atuação da classe agricultora familiar foram confirmados pelo Governo do Estado.

Em cerimônia realizada nesta terça-feira (27), o governador Reinaldo Azambuja e os deputados federais Zeca do PT e Vander Loubet selaram parceria que garante R$ 10 milhões para o fortalecimento da agricultura familiar em Mato Grosso do Sul. O recurso será utilizado para compra de equipamentos agrícolas e construção de centrais de comercialização de produtos em outros 11 municípios.

Desse montante, Batayporã será contemplada com R$ 250 mil para a melhoria na Feira do Produtor, como a cobertura do espaço, oferecendo aos agricultores familiares um local adequado para a comercialização dos produtos, bem como aos consumidores para comprar e consumir os alimentos.

Presente no ato de assinatura da celebração de convênio, o prefeito Jorge Takahashi afirmou que esse investimento se soma a outros esforços que a administração municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, está realizando para fortalecer a agricultura familiar no município.

“A agricultura familiar desempenha um papel importante na economia de Batayporã e, dar condições para que essas famílias permaneçam no campo é uma das melhores formas de combater a pobreza e garantir a produção de alimentos saudáveis”, frisou o Gestor ao ressaltar as parcerias viabilizadas com o Governo do Estado para impulsionar o setor.

Cb image default
Fotos: Chico Ribeiro

Takahashi destacou a atuação dos deputados federais Zeca do PT e Vander Loubet. “Quando em visita ao nosso município para a entrega de patrulha mecanizada em setembro passado, os deputados assumiram o compromisso de modernizar a Feira do Produtor e, hoje estão cumprindo aquilo que prometeram em parceria com o Governo do Estado”, pontuou.

Durante a solenidade, o governador Reinaldo Azambuja destacou que o trabalho em conjunto com os deputados federais fortalece as associações e cooperativas de pequenos agricultores dos municípios. “Com as centrais de distribuição eles terão mais competitividade e acesso ao mercado. Assim vamos fixar o agricultor familiar no campo”, explicou.

A coordenadora de Agricultura Familiar da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Ariani Moanly Garcia Monteiro, informou que os recursos já estão garantidos e as construções das centrais ficarão a cargo de cada município. O prazo para as prefeituras protocolarem os projetos na Semagro para então poder iniciar o processo licitatório e depois dar início a construção da obra encerra no dia 31 de maio deste ano.

A solenidade também foi acompanhada pelo titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck; pelos deputados estaduais Enelvo Felini e João Grandão, pelos coordenadores municipais José de Oliveira (Agricultura Familiar) e Jorge Alberto (Pecuária e Agricultura), pelo diretor do Departamento Municipal de Projetos, Sidney Olegário, além de autoridades de outros municípios e técnicos ligados à área.