25/04/2023 às 12:46, Atualizado em 25/04/2023 às 12:53

Para incentivar agricultura familiar, Prefeitura e Senar ministram orientações sobre programas de comercialização

Integração entre técnicos do Senar e servidores dos departamentos de compras da Prefeitura visou sanar dúvidas dos pequenos agricultores e organização da produção. Fotos: Senar.

A Prefeitura de Batayporã e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveram na última segunda-feira (24) reunião especial de orientação para pequenos produtores dos assentamentos locais.

Idealizada pelos engenheiros agrônomos e técnicos em Horticultura, Wander Valim e José Cláudio Moreira, a iniciativa também envolveu servidores responsáveis pelo departamento de compras das secretarias municipais de Educação e de Assistência Social. O objetivo foi sanar dúvidas e incentivar a participação de agricultores familiares em programas de comercialização, a exemplo do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

Segundo Valim, a reunião foi motivada por dificuldades apresentadas pelos produtores durante os atendimentos da equipe do Senar. “Eles perguntavam sobre documentos necessários, prazos de pagamento da Prefeitura, planejamento de entregas e como conseguir essas informações. Solicitamos por meio da Sodeta (Secretaria de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente), uma oportunidade com os responsáveis pelo processo de licitação nas secretarias”, detalhou o engenheiro agrônomo.

Foto: Senar.

Ambas pastas (Educação e Assistência Social) mobilizaram equipes para realizar o atendimento no Núcleo dos Assentamentos. Na ocasião, os servidores Rafael Marques, Michel Gomes do Carmo, Thays Eduarda Marques, Danielle Guimarães Coiado e Claudia Mattos explicaram todas as etapas dos editais de comercialização adotados pelo Poder Executivo e esclareceram dúvidas dos produtores.

“Nós também sugerimos algumas adequações na forma de aquisição desses alimentos para facilitar o organograma de plantio nas propriedades, o intuito é obter êxito na comercialização com os projetos das duas secretarias”, complementou Wander Valim.

Incentivo superou índice do PNAE

Recentemente, Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Batayporã ultrapassou o percentual mínimo de 30% de compras de produtos diretos da agricultura familiar, estabelecido pelo PNAE e alcançou a marca de 36,8%.

Segundo a nutricionista Amanda Vicente, o processo que envolve a merenda escolar da Rede Municipal de Ensino abrange uma grande equipe que não está presente apenas na cozinha. O Departamento de compras da Secretaria de Educação tem participação fundamental no cumprimento da legislação e, claro, na superação das metas.