01/09/2022 às 11:39, Atualizado em 01/09/2022 às 11:54

Produtores de Batayporã recebem apoio técnico para impulsionar Feira Inovadora

Novas estratégias serão colocadas em prática no sábado (03); parceria entre Prefeitura, Senar e Sindicato Rural oferta cursos e consultoria aos agricultores familiares

Estrutura localizada na Av. Brasil recebe tradicional feira aos sábados. Foto: Maicon Araújo

A conhecida Feira do Produtor de Batayporã, realizada aos sábados na estrutura localizada na Avenida Brasil, passa por um processo de profissionalização. Os agricultores familiares do município têm recebido capacitações técnicas ofertadas por meio de parceria entre a Prefeitura, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato Rural.

Na próxima edição da Feira, no dia 3 de setembro, será possível conferir a Feira Inovadora. “Os feirantes já estarão com um padrão para manipulação de alimentos, como aventais, luvas, toucas e máscaras. A disposição dos produtos, bem como dos dispositivos para indicar os preços também estarão reorganizados. Muitos estarão até mesmo com novos produtos”, adiantou o representante do Sindicato Rural, Vanderlei Freitas.

O movimento para promover melhorias na dinâmica da Feira do Produtor integra a proposta de reorganização da Feira Segura, desenvolvida pelo Senar no período de pandemia da Covid-19. “Toda a estrutura utilizada nesse trabalho continua sendo empregada com foco na questão sanitária das feiras e na profissionalização dos produtores”, complementou Freitas.

Investimentos em qualificação

Aliada aos recentes investimentos na aquisição de maquinários, manutenção de estradas, regularização fundiária e até mesmo eventos de visibilidade, como a Festa do Agricultor, a Prefeitura tem fortalecido parcerias para viabilizar a qualificação dos agricultores familiares de Batayporã.

Nas últimas semanas, os produtores dos três assentamentos locais (São João, Mercedina e São Luiz) participaram de curso de boas práticas na fabricação de alimentos ministrado pelo Serviço de Inspeção do Codevale (Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema), e de palestras com profissionais da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) sobre cultura da mandioca e olericultura.

Atualmente, os agricultores recebem a Assistência Técnica e Gerencial (ATEG) Horta do Senar, desenvolvida pelos técnicos Dorly Pavei, Cláudia Matos, Danielle Coiado e Wander Cardoso Valim. Juntos, os profissionais abordam estratégias para alcançar o objetivo da feira inovadora, como viabilização do escoamento de produção do hortifrúti e outros produtos da agricultura, empreendedorismo, oferta de variedade, dentre outros temas.

O prefeito Germino Roz enfatizou a articulação pelo fortalecimento da agricultura familiar no município. “Há uma série de ações que são integradas. Desde o acesso ao crédito que pode vir através de uma propriedade com documentação regularizada, à estrada em condições para escoar a produção, entre muitos exemplos, cada passo é importante. As parcerias e o apoio que a Prefeitura mobiliza se desdobram em mais estrutura para os produtores e, claro, mais motivação. Não basta dispor os recursos, mas é preciso ajudar a enxergar todas as possibilidades e estabelecer projetos”, analisou o gestor.