30/11/2018 às 13:18, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

2º Encontro Técnico da Cultura da Soja traz estratégias para expandir produção e rentabilidade

A soja tornou-se uma das principais fontes de renda para o homem do campo. Com o intuito de contribuir para a expansão dos negócios dos produtores e ampliar a produtividade da cultura no município de Batayporã, a Prefeitura Municipal em parceria com a Embrapa e Sindicato Rural realizou o 2º Encontro Técnico da Cultura da Soja.

O evento reuniu nesta quinta-feira (29), na sede do Sindicato Rural, produtores, técnicos do setor agrícola, estudantes das áreas de ciências agrárias e empresários, que tiveram a oportunidade de debater sobre as principais potencialidades e os novos rumos da cadeia produtiva da soja, no âmbito do plantio, organização, aumento da produção, conquistas de novos mercados, geração e aumento da renda na região.

O prefeito Jorge Takahashi abriu o encontro destacando que Batayporã tem um grande potencial para o cultivo de grãos como a soja. “Nosso município tem espaço para expandir no cultivo da soja, por isso temos levado mais conhecimentos e informações aos produtores para que possamos avançar muito mais”, afirmou.

Na sequência, o engenheiro agrônomo da Embrapa, Alexandre Dinnys Roese, palestrou sobre “Doenças da Soja e Milho”, abordando os conceitos básicos de doenças de plantas, desde os cuidados com o solo até as diversas formas de manejo. Sobre as principais doenças de soja, destacou a ferrugem asiática e os resultados dos ensaios em rede de eficiência de fungicidas, além de estratégias necessárias para evitar a resistência de fungos aos fungicidas como forma de preservar a vida útil dos mesmos.

Já Rodrigo Arroyo Garcia, também engenheiro agrônomo da Embrapa, versou sobre o tema “Sistemas de Produção com diversificação de culturas”. Ele explicou que o cultivo na entressafra com espécies como as braquiárias é muito importante para a estabilidade da atividade e incrementos na produtividade da soja em sucessão.

A diretora do Departamento Municipal de Turismo e Meio Ambiente, Fernanda Frutuoso, também fez uma breve explanação sobre a “Legislação da logística reversa de embalagem de agrotóxico”.

A segunda edição do Encontro Técnico da Cultura da Soja foi organizada pela Secretaria de Governo e departamentos de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, e de Turismo e Meio Ambiente, e contou com o apoio da Câmara Municipal.

O evento foi destacado pelo presidente do Sindicato Rural, Altamir Ramos; pelos vereadores Samuel Macedo e Denise Pesqueira, e por representantes das empresas parceiras AC Plan, Alvorada Produtos Agropecuários, Bio Rural, Ciarama Máquinas, Cerealista Azuma, Cocamar, Copasul, Tratornan e Posto Tigrão, e instituições financeiras Banco do Brasil e Sicredi.

Fotos: Thiago Odeque/7ª Arte