Publicado em 18/02/2019 às 10:40, Atualizado em 23/11/2020 às 14:22

Agricultura familiar de Batayporã é fortalecida com mais uma patrulha mecanizada

Assessoria PMB, PMB
Foto: Assessoria PMB

Investir na agricultura é essencial para promover uma produção agrícola sustentável e melhorar o atendimento aos produtores rurais. Diante dessa afirmação, Batayporã celebra mais uma grande conquista para o desenvolvimento do setor no município.

Na última sexta-feira (15), o prefeito Jorge Takahashi recebeu do Governo do Estado uma patrulha mecanizada completa para atender a agricultura familiar local, em um evento realizado no município de Itaquiraí.

Foto: Assessoria

O Chefe do Executivo esteve acompanhado pelo coordenador do Departamento Municipal de Agricultura, Mauricio Cota, e pelos vereadores Cacildo Paião, Danilo Enz e Samuel Macedo; e pelo diretor de Departamento Municipal de Projetos, Sidney Olegário.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações do Governo do Estado, com o objetivo de modernizar a agricultura familiar, fixar o homem no campo e melhorar a produção de assentamentos e comunidades indígenas e quilombola.

Além de Batayporã, mais oito municípios foram beneficiados com patrulhas mecanizadas e equipamentos agrícolas na última sexta-feira. Todos os maquinários e implementos foram adquiridos com recursos de emendas parlamentares federais, com contrapartida do Governo do Estado.

O investimento na aquisição dos equipamentos é de R$ 6,6 milhões. Os recursos foram destinados pelos parlamentares: Geraldo Resende (ex-deputado), Luiz Henrique Mandetta (ex-deputado), Tereza Cristina (deputada licenciada), Vander Loubet (deputado), Waldemir Moka (ex-senador), e Zeca do PT (ex-deputado).

Foto: Assessoria

O governador Reinaldo Azambuja explicou que muito mais equipamentos ainda serão entregues. “Vamos totalizar 189 patrulhas e 1.100 equipamentos. Em quatro anos e dois meses foram R$ 25 milhões para a agricultura familiar. E só para 2019 temos garantidos R$ 29 milhões. Isso significa que em um ano vamos poder comprar tudo o que compramos em quatro”, afirmou.

A patrulha mecanizada, composta por um trator 85 cv, uma grade aradora, uma grade niveladora, um distribuidor de calcário, um retoencanterador e uma concha traseira, foi conquistada através do esforço da gestão, que desde o início do mandato já implementou inúmeros avanços no âmbito da agricultura familiar.

Na ocasião da entrega das chaves, Takahashi ressaltou que a mecanização do campo traz mais agilidade nas atividades rurais, reduz o tempo de trabalho e, ainda garante melhores condições para o repasse de conhecimentos técnicos aos agricultores familiares.

Foto: Assessoria

“É com muita alegria que participamos deste momento ímpar. Quero agradecer ao governador Reinaldo que está olhando para os pequenos produtores e reforçar o trabalho de gestão da bancada federal para que a patrulha mecanizada fosse destinada para Batayporã. É uma conquista enorme para o município, que tem 241 famílias que vivem da agricultura familiar”, enfatizou o Prefeito.

O Chefe do Executivo ratificou ainda o compromisso de seguir investindo em serviços, programas, ações e equipamentos para ajudar o desenvolvimento agrícola e pecuário local. “É compromisso da nossa gestão e juntos vamos desenvolver ainda mais, com a parceria do Governo do Estado aliado a política dos nossos parlamentares”, ressaltou.

Em menos de dois meses, o município foi contemplado com uma roçadeira hidráulica para estruturar o trabalho do produtor rural. Equipamento adquirido pelo Governo do Estado, através de convênio com a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), e emenda da deputada federal Tereza Cristina.

Foto: Assessoria

Também participou da cerimônia de entrega o secretário Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar); o secretário especial Sérgio de Paula (Articulação Política); o deputado federal Vander Loubet e os deputados estaduais Renato Câmara e Lídio Lopes; além de prefeitos e vereadores dos municípios contemplados.