30/11/2022 às 13:54, Atualizado em 30/11/2022 às 15:00

Batayporã promove 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Com sucesso de público, evento enfatizou participação cidadã e políticas públicas para garantir proteção integral

Voz ativa: Laiane Lima representou público jovem. Foto: Jeferson Souza

A Prefeitura de Batayporã promove nesta quarta-feira (30) a 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na sede do projeto Conviver. Sucesso de público, o evento contou com apresentações culturais, palestra e formou grupos de trabalho para a elaboração de propostas. Neste ano, a conferência trouxe o tema “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

Durante a abertura da plenária, o prefeito Germino Roz enfatizou a mobilização da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), além da participação do público jovem. “É muito bom ter essa oportunidade para que a juventude discuta políticas para a própria juventude. Eu não tive oportunidades assim, mas eu sei o quanto é importante ouvir o que os jovens, crianças e adolescentes têm a dizer. Admiro o engajamento que estamos tendo com os adolescentes da nossa comunidade e me alegro muito quando vejo essa movimentação”, disse o chefe do Executivo.

Prefeito Germino elogiou engajamento dos jovens e adolescentes. Foto: Jeferson Souza

A estudante do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Braz Sinigáglia, Laiane dos Santos Lima, conselheira do CMDCA, destacou durante a abertura a necessidade de se estabelecer diálogo com o público jovem e de apropriação dos espaços de participação cidadã. “Para construir uma sociedade melhor, é importante não somente as opiniões, mas expressar o que vocês estão sentindo. O município precisa da gente, precisa saber quais são as nossas necessidades, mas nós também precisamos fazer com que possamos realizar nossas expectativas”, afirmou aos colegas adolescentes.

A solenidade de abertura contou ainda com o pronunciamento da secretária de Assistência Social, Maynara Wruck, do presidente da Câmara Municipal, vereador João Paulo Souza, e da presidente do CMDCA, Marilza Breguedo. A gestora ressaltou as recentes parcerias do município em projetos sociais voltados aos jovens e adolescentes, a exemplo do Programa Votorantim pela Infância e Adolescência (VIA). “Inclusive, adianto que nosso desempenho foi muito bom e iremos continuar com o VIA no ano que vem”, detalhou.

Sede do Conviver esteve lotada para a Conferência. Foto: Ana Carla Barbosa
Presidente do CMDCA enfatizou trabalho colaborativo. Foto: Jeferson Souza.

Dinâmica

O tema da conferência foi abordado pelo assistente social e coordenador geral dos Anglicanos Solidários, Sérgio Wanderly Silva, profissional com vasto currículo e referência nacional na promoção de políticas de Assistência Social. O evento também contou com apresentação de dança contemporânea dos estudantes da Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (Apae) e do balé do Núcleo de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Na sequência, a plenária reuniu os grupos de trabalho para elaboração de propostas, apresentação e votação das mesmas, eleição dos delegados para a Conferência Regional, leitura e votação de moções, avaliação final e entrega de certificados.

Foto: Jeferson Souza.