07/11/2022 às 11:39, Atualizado em 07/11/2022 às 12:45

Cras de Batayporã finaliza mais um ciclo com oficinas para gestantes

Além de acompanhamento com orientações sobre a gestação e trabalhos artesanais, grupo de mulheres participou de ensaio fotográfico profissional

Equipe do CRAS promoveu confraternização com o grupo. Foto: Maicon Araújo.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Batayporã finalizou na última semana mais um ciclo de acompanhamento para gestantes por meio da oficina ‘Gerando Amor’. O grupo formado por 11 mulheres participou de uma série de encontros com atividades especiais mediadas pela psicóloga Mirian Teixeira e colaboradores.

De acordo com a assistente social coordenadora do Cras, Denise Pesqueira, o objetivo é suplementar as necessidades das gestantes com mais informações sobre a gravidez e suas implicações. “A oficina possibilita o intercâmbio de experiências e conhecimentos, por isso é considerada a melhor forma de promover a compreensão do processo de gestação”, descreveu a profissional.

As gestantes participaram de rodas de conversa, momentos de acolhimento, palestras, dinâmicas, receberam mensagens motivacionais, além de terem confeccionado fraldas e mantas com a técnica de patchwork, ministrada pela instrutora Maria Helena de Souza. O grupo ainda recebeu um ensaio fotográfico profissional.

Ambiente acolhedor se tornou marca registrada da Oficina Gerando Amor. Foto: Maicon Araújo.
Gestantes receberam fotos produzidas durante ensaio profissional. Foto: Maicon Araújo.

Durante a confraternização de encerramento, que contou com a presença do prefeito Germino Roz, da Secretária de Assistência Social, Maynara Wruck, e colaboradores do Cras, o grupo recebeu fotografias impressas e digitais.

Para Ana Paula Rodrigues da Silva, de 31 anos, a experiência foi marcante. “Estou com 26 semanas de gestação. A oficina foi muito boa. Eu cheguei com um pouco de vergonha e saí daqui muito bem acolhida. Eu gostei muito, as palestras me ajudaram bastante. Estou bem satisfeita e espero que o próximo grupo tenha muitas gestantes como eu”, contou.

Grávida há 25 semanas, Anatasha Ribeiro do Nascimento, destacou a interação durante as oficinas. “Foi uma experiência com bastante aprendizado. A gente vai aprendendo uma com a outra durante os cursos, os bate-papos. As costuras mesmo foram maravilhosas. A troca de experiências foi muito gratificante”, relatou a gestante.

Prefeito Germino destacou engajamento da equipe na promoção de políticas públicas para as gestantes. Foto: Maicon Araújo.

O prefeito Germino Roz ressaltou o engajamento da equipe na promoção de políticas públicas para o pleno desenvolvimento da gestação. “Cuidar das gestantes significa cuidar da mulher, que se torna mãe, e da criança também. São duas condições especiais. Uma criança que é recebida por uma mãe preparada, acolhida, com certeza irá desfrutar de uma primeira infância mais saudável e feliz”, pontuou Germino.

Ainda de acordo com a coordenadora do Cras, as mães e as crianças continuarão sendo acompanhadas pelos próximos seis meses. “Nós realizamos visitas, continuamos o monitoramento, que também conta com o trabalho da Saúde. A intenção é dar suporte e encaminhamento no caso de necessidades específicas”, afirmou Denise.