Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

13/12/2022 às 10:44, Atualizado em 13/12/2022 às 11:50

Encerrada com sucesso, Campanha 16 Dias de Ativismo mobilizou homens e mulheres em Batayporã

Cb image default
Palestra sobre empoderamento feminino lotou Conviver. Foto: Maicon Araújo.

No último fim de semana, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Batayporã, por meio da Coordenadoria Especial da Mulher, finalizou a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A iniciativa mobilizou homens e mulheres em uma série de ações de conscientização e de promoção do bem-estar social da mulher.

Conforme explicou a coordenadora Simone França, além das blitz educativas, veiculação de peças informativas na imprensa local, palestras e rodas de conversa com a população em geral e com participantes de programas ligados à rede sociassistencial, duas ações tiveram destaque durante a campanha.

No último dia 6 de dezembro, um grupo de homens realizou a Caminhada do Laço Branco e panfletagem no centro de Batayporã, em alusão ao Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, celebrado na referida data. O intuito é mostrar que o engajamento masculino é essencial para que a pauta antiviolência avance.

Cb image default
Ao lado da influencer Dani Maldonado, Elvira compartilhou sua história com o grupo. Foto: Maicon Araújo.
Cb image default
Caminhada do Laço Branco pautou engajamento masculino na luta contra a violência. Foto: Carlos Daniel Machado.

Já a atividade de finalização ficou a cargo da influenciadora digital, Dani Maldonado, que a convite da Coordenadoria Especial da Mulher, palestrou às participantes do Programa Auxílio Brasil, na sede do projeto Conviver na sexta-feira (09). Sucesso de público, o evento ainda contou com café da manhã de confraternização.

“Todos os momentos contribuíram muito, mas ressaltamos algumas ações com maior alcance de público, como esses dois últimos eventos. Houve muita parceria da gestão, muitas pessoas colaborando com a campanha e, principalmente, muitos homens e mulheres comprometidos com o combate à violência”, frisou Simone.

A diarista Elvira do Carmo da Cruz foi uma das participantes da palestra sobre empoderamento feminino e afirmou que a ação foi inspiradora. Elvira chegou a compartilhar sua história com o grupo e ressaltou momentos de superação da violência. “É preciso sempre erguer a cabeça, sempre contar com Deus e nunca ter medo. Precisamos ser fortes e não abaixarmos a cabeça para ninguém. Não podemos ser agredidas, nem ofendidas. Não podemos ficar quietas. É preciso se amar, procurar ajuda e seguir em frente”, aconselhou.

Em Batayporã, a Coordenadoria Especial da Mulher pode ser acionada através da Secretaria de Assistência Social, pelo telefone 67 3443 1211. Os serviços garantem a proteção social. Já os casos de violência podem ser denunciados anonimamente pelo Disque 180 e pelo whatsapp do Programa Mulher Segura (Promuse) - 67 99262-3462. A Polícia Militar também pode ser acionado pelo 190.

Cb image default
Gestoras ressaltaram apoio à campanha. Foto: Maicon Araújo