07/04/2021 às 12:30, Atualizado em 07/04/2021 às 18:37

Jovem Aprendiz: Prefeitura e Usina Laguna incluem 24 estudantes no mercado de trabalho

Gestão saudou os estudantes e enfatizou importância da parceria para o mercado local. Foto: Maicon Araújo

A Prefeitura de Batayporã retomou nesta semana as atividades presenciais do Programa Jovem Aprendiz em parceria com a Usina Laguna. Ao todo, 24 jovens irão trabalhar no município em atividades correlatas à indústria enquanto adquirem formação profissional em Administração Rural, com carga de 800 horas-aula. O vínculo é regulado por contrato de aprendizagem, que garante todos os direitos trabalhistas.

Segundo o prefeito Germino Roz (PSDB), o projeto é fundamental para incentivar a qualificação e promover o ingresso no mercado de trabalho. “Não é fácil alcançar o primeiro emprego. Esse tipo de iniciativa proporciona ferramentas importantes para o jovem, que passa a ter uma vivência prática, e a formação adquirida é um diferencial para se projetar”, analisou o chefe do Executivo.

Conforme a educadora social Eliane Alves Costa, o município tem colaborado com a cedência de espaço e estrutura para as atividades práticas de formação, além de um profissional responsável por acompanhar o desempenho dos jovens nas escolas, que é um pré-requisito para se manter no projeto.

Prefeito Germino Roz e vice Cacildo Paião discutiram políticas públicas voltadas aos jovens e adolescentes. Foto: Prefeitura de Batayporã

Os adolescentes admitidos no Jovem Aprendiz são oriundos de famílias de baixa renda. Agora, os estudantes de 15 a 17 anos devem participar previamente do projeto Geração Jovem, do Serviço de Fortalecimento de Vínculos ligado à Secretaria de Assistência Social, para serem preparados para as seleções do programa. “Realizamos todo um trabalho de orientação e, quando eles estão prontos, nós os encaminhamos para as entrevistas profissionais”, informou Eliane.

Ainda de acordo com a educadora, a previsão é de que um novo processo para o Jovem Aprendiz seja realizado no mês de dezembro entre os adolescentes participantes do Geração Jovem. O calendário pode ser alterado conforme as demandas do programa e a organização interna do Serviço de Fortalecimento de Vínculos.