Publicado em 21/10/2022 às 17:13, Atualizado em 21/10/2022 às 21:27

Peça de teatro infantil reforça campanha contra violência sexual de crianças e adolescentes

Companhia Soarte, de Ourinhos (SP), realizou apresentações para cerca de 900 alunos; temática é abordada em narrativa construída junto com especialistas e adequada para a faixa etária

Ana Carla Barbosa Santi, Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Batayporã
Cb image default
Apesar do tom humorístico, mensagem é abordada de forma clara e objetiva. Foto: Maicon Araújo.

Para encerrar a campanha municipal de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, e de prevenção e erradicação do uso de drogas e entorpecentes, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Batayporã promoveu nesta sexta-feira (21) duas apresentações da peça teatral ‘Vim ver Maria’, da Companhia Soarte, de Ourinhos (SP). O espetáculo, que teve cerca de 900 estudantes na plateia, é de caráter preventivo à violência sexual infantil e foi criado em parceria com a Secretaria de Bem-estar Social de Ourinhos.

Conforme explicou a assistente social Letícia Giovani, coordenadora da comissão responsável pela campanha (Comcex), a peça foi direcionada às crianças de seis a 12 anos. “É um trabalho lindo. O enredo ajuda as crianças a identificarem as situações de abuso e violência, mas tudo é abordado com uma linguagem lúdica e adequada para a idade. A peça foi construída com o apoio de especialistas. O sucesso foi tanto, que o grupo tem rodado o País auxiliando nas ações de prevenção”, detalhou a profissional.

Cb image default
Coordenadora da Comcex, Letícia Giovani, enfatizou participação de especialistas na concepção do texto da peça. Foto: Maicon Araújo.

Durante o mês de outubro, a campanha da Comcex também promoveu blitz educativa, panfletagens, palestras para os alunos das Redes Municipal e Estadual de Ensino, capacitação para servidores da rede socioassistencial, peças publicitárias e entrevistas na imprensa local. Todas as ações tiveram por foco a conscientização sobre a identificação de casos de violência sexual, combate ao uso de drogas e a divulgação dos serviços de denúncia, como o Conselho Tutelar (67 99284 9955), Disque 100, Polícia Militar (190 e 67 99661 1694) e Polícia Civil (67 3443 1268).

Aprovado por especialistas

De acordo com a Companhia Soarte, que tem 30 anos de carreira, o espetáculo “Vim ver Maria” foi concebido em 2009 a pedido do Creas de Ourinhos. Apesar do tom humorístico, o tema é abordado de forma clara e objetiva. De acordo com o produtor da companhia, Marcelo Piraju, à época, a Secretaria de Bem-estar Social buscava uma ferramenta de conscientização que conversasse efetivamente com as crianças. O êxito do projeto rendeu ao grupo apresentações em sete Estados alcançando quase 200 mil crianças.

Cb image default
Peça foi assistida por estudantes das escolas estaduais e municipais. Foto: Maicon Araújo.

“A ideia era atender as crianças da rede municipal, que eram cerca de 5 mil na época. Fizemos um trabalho de muita pesquisa em conjunto com o Creas, com relatos de psicólogas e assistentes sociais, e também em parceria com a Educação, com o apoio de pedagogas. Depois montamos o texto, que foi acompanhado pela equipe e verificado se estava de acordo para podermos trabalhar com essa turminha de 6 a 10 anos”, detalhou Piraju.

“No fim, deu super certo, foi aprovado e, de lá para cá, já são mais de 100 cidades em que nos apresentamos”, complementou o produtor. Em Mato Grosso do Sul, Batayporã é a terceira localidade a receber a peça. O grupo já atendeu os municípios de Bonito e Bataguassu.

Cb image default
Prefeito Germino Roz e a secretária Maynara Wruck ressaltaram engajamento da rede socioassistencial no atendimento à infância e à adolescência. Foto: Maicon Araújo.

Saber com quem contar

Outro destaque da peça está na mensagem de detecção precoce do abuso e na instrução quanto aos canais de denúncia. “É uma questão de saber com quem contar e, no espetáculo, a gente demonstra diversas formas, como a escola, os pais, Conselho Tutelar, o Disque 100. É preciso que elas também saibam se defender sozinhas porque nem sempre uma criança vai poder contar com os adultos da família”, finalizou Marcelo Piraju.

Engajamento

O prefeito de Batayporã, Germino Roz, afirmou que o engajamento da equipe nas ações de prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes demonstra uma visão compartilhada de compromisso com a infância e a adolescência.

Cb image default
Foto: Maicon Araújo.
Cb image default
Em Mato Grosso do Sul, Companhia Soarte também já esteve em Bonito e Bataguassu. Foto: Maicon Araújo.

“Eu tenho acompanhado o esforço de diversos setores da Secretaria de Assistência Social e posso dizer que todos estão alinhados no sentido de priorizar e cuidar da infância e da adolescência. Essa consciência é a chave para termos sucesso, pois quando garantimos que uma criança ou um adolescente se desenvolva em um ambiente saudável, estamos projetando um adulto seguro e apto para os desafios da vida”, pontuou o chefe do Executivo.

A secretária Maynara Wruck também fez sua avaliação sobre as ações. “Nossa rede está muito fortalecida e mobilizada. Desde os aparelhos, como Cras e Creas, até os parceiros dos conselhos e do Judiciário, avançamos na oferta de serviços e no atendimento às crianças e aos adolescentes, não apenas nas situações de violação de direitos, mas, sobretudo nos projetos sociais, que complementam uma formação cidadã”, acrescentou a gestora.

Cb image default
Na estrada desde 2009, espetáculo Vim Ver Maria já alcançou aproximadamente 200 mil crianças.

Ficha técnica do espetáculo

Vim ver Maria

Gênero: peça teatral.

Sinopse: A peça mostra a convivência de uma família, em que Maria, filha mais nova, é vítima de um abuso sexual dentro de casa, causado pelo tio, que cuida da menina na ausência dos pais. Dentro dessa narrativa, o grupo desenvolve algumas situações e sentimentos que a criança vive quando passa por essa situação, como o medo, a vergonha e, em seguida, as atitudes que a levam a enfrentar a situação e denunciar. A peça se propõe a mostrar essa realidade para a criança de uma maneira direta, com humor e orientando sobre o tema.

Duração 45 min.

Elenco, texto e direção

Coletiva Grupo Soarte: texto e direção.

Rubia Rochetto e Leandro Faria: atores.

Neguitinho: iluminação e operador de som.

Leandro de Paula: operador de som e contrarregra.

Marcelo Piraju: produção.

Cb image default
Foto: Maicon Araújo.
Cb image default
Foto: Maicon Araújo