01/08/2022 às 15:41, Atualizado em 01/08/2022 às 15:49

Com foco no conhecimento e autoestima, projeto de Batayporã recebe Selo Social Prefeitura Amiga da Mulher

Grupo de Mulheres Bem-estar está entre as iniciativas tidas como referência como prática inovadora e de enfrentamento à violência

Prefeito Germino Roz recebeu selo durante solenidade em Campo Grande nesta segunda-feira (01). Foto: Prefeitura de Batayporã.

A Prefeitura de Batayporã foi contemplada nesta segunda-feira (01) em Campo Grande com o Selo Social Prefeitura Amiga da Mulher, concedido pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres. A iniciativa reconhecida é o “Grupo Bem-estar”, desenvolvida pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Coordenadoria Especial da Mulher entre beneficiárias do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF).

O prefeito Germino Roz,  a secretária de Assistência Social, Maynara Wruck, a coordenadora Simone França e a psicóloga Viviam Garbelini participaram da solenidade que destacou os 16 projetos selecionados como referência em práticas inovadoras e de combate à violência contra a mulher.

Representantes de Batayporã destacaram engajamento da rede socioassistencial. Foto: Prefeitura de Batayporã.

Conforme explicou a psicóloga, o grupo Bem-estar consiste no acompanhamento de mulheres em situação de vulnerabilidade através de um ciclo de cinco semanas com dinâmicas e trabalhos especiais. Os trabalhos foram norteados pelos eixos autoconhecimento, autoestima, acolhimento, escuta individual, artesanato, dinâmicas, palestras sobre autocuidado e vídeos motivacionais.

“Esse selo nos deixa orgulhosos porque é o resultado do trabalho de toda uma rede e de uma visão humanizada, que sempre está focada em fazer mais. Só posso parabenizar à equipe da Secretaria de Assistência Social de Batayporã. Principalmente no que diz respeito à mulher, é preciso conhecimento e profissionalismo”, analisou a titular da pasta, Maynara Wruck.

O engajamento da equipe também foi lembrado pelo prefeito Germino Roz. “Já é gratificante ver a preocupação do Estado em reconhecer e incentivar essas práticas. Quando vemos que um projeto nosso está no caminho certo e se torna referência, o orgulho e a gratidão são ainda maiores. Parabenizo à equipe e reforço o meu compromisso de continuar apoiando essa iniciativa”, concluiu o prefeito.

Selo Social

Instituído pelo Decreto nº 14.96/ 2018, o Selo Social Prefeitura Amiga da Mulher já contemplou mais de 35 projetos de Prefeituras Municipais que possuem organismo de política para mulheres em sua estrutura administrativa.

O comitê julgador das iniciativas inscritas é formado por representantes dos seguintes órgãos e instituições: Subsecretaria de Estado de Políticas para Mulheres, Conselho Estadual de Direitos da Mulher, UEMS, UFMS, Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual, OAB, Sebrae e Assomasul.