Publicado em 25/07/2018 às 10:36, Atualizado em 23/11/2020 às 14:22

Defesa Civil define estratégias de trabalho em reunião

Assessoria PMB, PMB
Foto: Assessoria PMB

Os membros da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Batayporã (Compdec) reuniram-se nesta terça-feira (24) para fazer um diagnóstico das ações realizadas nos últimos meses, especialmente em relação aos incêndios ocorridos no município.

A reunião serviu também para o alinhamento de estratégias operacionais que deverão ser executadas de forma integrada com os órgãos municipais em relação a possíveis incêndios e também nas áreas de risco durante o período chuvoso.

Também foi colocada em pauta a questão da utilização do caminhão-pipa de posse do Município, que atualmente tem atendido a comunidade. “Devido às condições de uso não está sendo possível atender as demandas existentes, especialmente no que se refere ao umedecer as ruas não pavimentadas neste período de estiagem”, esclareceu o coordenador da Compdec, Sidney Olegário.

Ainda em referência ao caminhão-pipa, ficou definido que o mesmo não deve ser utilizado para conter incêndios em canaviais e rodovias, uma vez que a responsabilidade fica a cargo das usinas e Corpo de Bombeiros.

Olegário afirmou que irá solicitar ao Executivo Municipal que sancione uma lei que estabeleça multas para quem for flagrado jogando lixo, entulhos e galhos nas ruas do município, bem como nas estradas vicinais que dão acesso ao perímetro urbano e na entrada da Unidade de Triagem de Resíduos Sólidos e no Aterro Sanitário.

“Acredito que com muita educação e se houver uma campanha de conscientização com o apoio de todas as secretarias, e um período de adaptação vai funcionar muito bem”, defendeu o Coordenador da Compdec ao ressaltar que a ideia parte não somente de uma questão ambiental, mas também visual.

A reunião foi reforçada pela presença dos secretários municipais Mirian Pereira (Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos) e Cláudio Casarotto (Agricultura e Desenvolvimento Sustentável), além de membros da coordenadoria e servidores municipais.