10/06/2022 às 11:43, Atualizado em 10/06/2022 às 11:45

NOTA DE ESCLARECIMENTO: informações sobre óbitos no Boletim Epidemiológico Covid-19 de Batayporã

Boletim Epidemiológico Covid-19 em 10 de junho de 2022.

A edição desta sexta-feira (10) do Boletim Epidemiológico Covid-19 de Batayporã apresenta o registro de 31 óbitos decorrentes da doença. Até então, 29 casos de óbitos haviam sido contabilizados. Ocorre que os registros se devem a situações específicas ocorridas ainda em 2021.

Uma delas se refere a um paciente do sexo masculino, com propriedade rural no município de Nova Andradina e residência em Batayporã. No ano passado, tal paciente procurou atendimento no Hospital Regional Francisco Dantas Maniçoba e chegou a ser transferido para tratamento em Dourados. O paciente havia fornecido às unidades hospitalares o endereço de Nova Andradina. Por este motivo, o sistema de notificações trabalhou com o endereço do município vizinho e, recentemente, após refinamento de informação oriundo da emissão de certidão de óbito, o sistema considerou o endereço do domicílio, no caso, Batayporã.

Já a segunda situação diz respeito a uma paciente do sexo feminino oriunda de Batayporã que foi hospitalizada devido a um acidente grave com queimaduras. A paciente necessitou ser transferida para tratamento em Campo Grande e, durante sua internação, contraiu Covid-19, o que acarretou no agravamento de seu quadro clínico e consequente óbito. Novamente, após considerar a emissão da certidão de óbito, o sistema promoveu atualização e passou a contabilizar o caso entre os registros de Batayporã.

Não existem registros recentes de óbitos decorrentes de Covid-19 em Batayporã. A Secretaria Municipal de Saúde ressalta o pedido para que a população continue atenta à imunização e conclua o esquema com todas as doses de vacina bem como continue com os cuidados preventivos como uso de máscara ao monitorar sintomas gripais.