30/04/2022 às 15:41, Atualizado em 30/04/2022 às 16:04

1º Cine Secel proporciona experiência de cinema a 60 crianças

Crianças curtem sessão com pipoca em mãos e muita atenção à telona. Foto: Secel.

Ambiente confortável, telão, som, pipoca, guloseimas. Assim foi a primeira exibição de filme do Cine Secel nesta semana em Batayporã. O projeto da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) recebeu cerca de 60 crianças nos períodos matutino e vespertino. O objetivo é proporcionar uma experiência cinematográfica completa e difundir filmes que promovam mensagens importantes para a faixa etária.

“Esse projeto é um sonho nosso que estamos realizando agora. A secretária Fernanda Scarlat tinha esse propósito há um tempo juntamente com a equipe. Queremos que as crianças possam acessar o cinema, mesmo não tendo esse serviço aqui na cidade. É uma expressão artística linda e priorizamos filmes que tragam conteúdos adequados”, explicou a responsável pelo departamento de Cultura, Jaqueline Souza.

João Vitor conversou com a secretária Fernanda Scarlat e agradeceu à equipe. Foto: Secel.

O primeiro filme exibido foi ‘Luca’ (Disney e Pixar, 2021). A animação explora a temática da inclusão através da história do garoto Luca, que na verdade, é um monstro marinho capaz de viver com aparência humana quando está fora d’água. O desejo de ser aceito permeia as aventuras vividas ao lado dos amigos Alberto e Júlia. A sessão foi aprovada pelo estudante João Vitor do Prado Martins, de 12 anos. “Eu sempre quis ir ao cinema, era um sonho. Quero agradecer vocês. Foi muito bom, até porque eu pude fazer novos amigos”, contou à equipe da Secel.

Decoração especial deixou o ambiente aconchegante. Foto: Secel.

Segundo a secretária Fernanda Scarlat, o intuito é que as exibições sejam mensais. “Fizemos duas sessões piloto que foram sucesso. Agora, estamos fazendo modificações para ampliarmos o público nas próximas edições. Se tudo correr bem, conseguiremos promover no mínimo uma sessão por mês. Por enquanto, nossa prioridade são as crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental e dos serviços vinculados à Secretaria de Assistência Social”, detalhou a gestora.

Para o prefeito Germino Roz, a ação é significativa no que tange ao lazer e à cultura. “Quanto mais instrumentos tivermos para ampliar a formação cultural da nossa população, principalmente das crianças, teremos pessoas mais preparadas para conviver e desenvolver habilidades fundamentais como o diálogo e o respeito ao próximo. A arte tem um grande papel nesse processo. Também não podemos nos esquecer de como é bom ter alternativas para se divertir”, destacou Germino.

Prefeito Germino conferiu a atividade junto às crianças. Foto: Secel.