19/09/2022 às 09:20, Atualizado em 19/09/2022 às 10:00

Batayporã é finalista do Fetran na categoria infantil

Peça ‘Do Sertão à Viagem ao Céu’, da Escola Anízio Teixeira, foi uma das vencedoras da etapa Capey

Adaptação acrescentou elementos modernos e mágicos ao enredo inspirado em “O Auto da Compadecida". Foto: Jeferson Souza.

Batayporã está entre as vencedoras da etapa Capey da 12ª edição do Festival Estudantil de Teatro para o Trânsito de Mato Grosso do Sul (Fetran/MS), promovido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), e segue para a última etapa da competição. A peça Do Sertão à Viagem ao Céu’, desenvolvida pela Escola Anízio Teixeira da Silva, foi a responsável por colocar o município na final.

A produção foi coordenada pela professora Ana Cláudia Marchet e pela servidora do departamento de Cultura, Jaqueline Souza. O elenco é formado pelos estudantes Alexia de Souza Santos, Ana Luiza Marchet Nogueira, Emanuely Vitória de Souza Silva, Isadora Cruz da Silva, Gabriely Ramos Zeferino, Guilherme Sanches Nunes e Nicolly Picinin Rocha.

A etapa Capey reuniu outros sete municípios - Nova Andradina, Naviraí, Deodápolis, Ivinhema, Mundo Novo, Sete Quedas e Ponta Porã. Além de Batayporã, as peças ‘Os Mensageiros’ (Nova Andradina) e ‘Cinderela: a importância de ser prudente’ (Ponta Porã) irão disputar a final juntamente com os vencedores das demais etapas. Por enquanto, a PRF não divulgou a data da finalíssima.

Inspetor da PRF, Lucas Neto, professora Ana Cláudia e responsável pelo departamento de Cultura, Jaqueline Souza, posam junto ao elenco mirim. Foto: Jeferson Souza.

Releitura de um clássico

Em tom cômico, ‘Do Sertão à Viagem ao Céu’ apresenta uma adaptação da conhecida peça ‘O Auto da Compadecida’, de Ariano Suassuna, acrescida de elementos modernos e mágicos. Somado à dedicação dos alunos atores, o figurino da peça foi destaque na produção, com criatividade e riqueza de detalhes.

As habilidades cênicas dos estudantes, com presença de palco e sotaque marcante, também chamaram a atenção do público. Cada peça foi avaliada por comissão julgadora, que levou em consideração três critérios: pedagógico, cênico e de legislação (pertinente ao Código de Trânsito Brasileiro). No momento, a PRF finaliza a etapa das seletivas regionais.

A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Fernanda Scarlat, avaliou o desempenho da equipe: “é uma vitória que motiva a todos e expressa a dedicação das coordenadoras desse trabalho, da escola e dos alunos. Até pouco tempo, nem registrávamos inscrições nessa categoria e hoje já colhemos vitórias. Agradeço pelo apoio da Prefeitura e seguimos com muita expectativa para a grande final”.

Apresentação lotou o Centro de Cultura Haroldo Lobo Ruiz. Foto: Jeferson Souza.