02/02/2023 às 10:33, Atualizado em 02/02/2023 às 12:05

Secel e Conselho Municipal iniciam levantamento para elaboração do Plano de Cultura

Entre outras finalidades, diagnóstico visa captação de recursos pelas leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo; pessoas ligadas ao setor cultural devem colaborar com depoimentos informativos

Artistas e produtores culturais devem dar contribuição em depoimentos conforme cronograma por áreas. Foto: Arquivo Prefeitura de Batayporã.

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Batayporã promoveu recentemente a primeira reunião do Conselho Municipal de Cultura em 2023. Em pauta esteve o plano de trabalho para a implementação das leis federais Aldir Blanc (Lei nº 14.017 de 29 de junho de 2020) e Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022), ambas de incentivo financeiro ao setor.

.De acordo com a responsável pelo setor de Cultura, Jaqueline de Souza, a reunião do conselho é primordial para estabelecer o diálogo com o Poder Público e efetivar o plano de trabalho. Na ocasião, foi estabelecido um cronograma de oitivas, depoimentos a serem registrados de pessoas ligadas ao meio cultural. As informações irão auxiliar na elaboração do diagnóstico cultural do município.

Podem participar das oitivas artistas de todas as manifestações culturais, como artesãos, dançarinos, escritores, músicos, pintores e artistas plásticos, cinegrafistas, artistas digitais, ilustradores, entre outros. Pessoas que atuam na produção e divulgação, assim como interessados em geral no assunto, também estão convidados a colaborar. As oitivas serão livres para todos os públicos.

“É fundamental a participação dos artistas e de quem promove a cultura. São pontos de vista que precisam ser expressados e as oitivas são o momento para isso”, disse a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Fernanda Scarlat. “Queremos uma construção participativa e que promova o desenvolvimento cultural do município”, complementou.

Calendário das oitivas

Local: Espaço Cultural Haroldo Lobo Ruiz.

06/02, 19h: dança, teatro e circo.

10/02, 18h: artesanato.

13/02, 19h: música.

16/02, 09h: museus e memoriais.

17/02, 18h: livro e leitura.

23/02, 19h: culturas populares, cultura digital e artes visuais.

24/02, 19h: patrimônio material e imaterial.