20/01/2020 às 08:56, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Batayporã amplia produção de mandioca orgânica

Atualmente o município é o segundo maior produtor de mandioca do estado do MS.

Foto - Marcos Donzeli

O município de Batayporã com o apoio da administração municipal em parceria com a Yama Alimentos estuda a ampliação da área de cultivo de mandioca orgânica. Segundo informações do Jorge Alberto, o Buxexa, o município de Batayporã é o segundo no estado do Mato Grosso do Sul no cultivo e produção da mandioca. O primeiro é Ivinhema.

Sobre este assunto, na sexta-feira, dia 17-01, o gerente da Yama Alimentos Rony Antunes esteve no gabinete do prefeito onde participou de uma reunião com o secretário de administração Sidney Olegário Marques, Buxexa e o José de Oliveira, Presidente do CMDR (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural). Durante o encontro foi selado a parceria entre o poder público e a empresa privada para o incentivo a produção da mandioca orgânica.

De acordo com Buxexa, a intenção é conscientizar o produtor de mandioca a não utilizar produtos químicos na agricultura familiar e com isto também aumentar a produção e a rentabilidade.

Atualmente em média a lavoura da mandioca, produz-se 75 toneladas por alqueires e este novo método a intenção é alavancar em até 50%, disse Buxexa. Ele garante que a produção terá mais trabalho por parte do produtor, por outro lado haverá incentivos por parte das fecularias na hora de comercializar a mandioca orgânica com um preço melhor.

Garantia

Segundo o gerente da Yama Alimentos Rony Antunes, a empresa e o produtor irão fazer um contrato de garantia de compra e venda. Rony disse ainda que a empresa define uma pré-data para a colheita, garantindo o preço mínimo ao produtor e fornece a certificação do produto colhido com o custo pago pela Yama Alimentos.

Ficou defino após a reunião que a empresa em parceria com a prefeitura de Batayporã irá realizar um Dia de Campo da Mandioca Orgânica no mês de março para debater junto com os produtores sobre o tema.

Foto - Marcos Donzeli