06/02/2023 às 14:52, Atualizado em 06/02/2023 às 15:59

Jornada Pedagógica inicia com promoção da saúde mental e ensina a identificar violência contra crianças e adolescentes

Evento recepcionou professores e técnicos; entre outras atividades, programação ainda conta com oficinas diversas

Programação ampla contempla professores, servidores técnicos e administrativos. Foto: Maicon Araújo.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Batayporã promoveu nesta segunda-feira (6) o primeiro dia da Jornada Pedagógica 2023, evento que marca o início do ano de trabalho escolar. Neste ano, a jornada tem por tema “Juntos é possível inovar, avançar e transformar”. Entre professores e técnicos, cerca de 220 pessoas participaram das atividades que foram realizadas na sede do Sindicato Rural.

A jornada iniciou com duas palestras: “Promoção da Saúde Mental na Escola”, ministrada pelos psicólogos Gilson Trindade e Maíza Pereira de Oliveira, e “Como Identificar a Violência contra a Criança e o Adolescente”, proferida pela psicóloga Tatiane Rodrigues e pela assistente social Letícia Giovanni, ambas da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Prefeito Germino ressaltou transparência e expectativas para a pasta. Foto: Maicon Araújo.

O público contou ainda com uma explanação do método ‘Quem cuida de mim sou eu’, de autoria da psicóloga e mentora de autoestima, Vanessa Leite, e orientações sobre primeiros socorros ministradas pelo bombeiro militar e coordenador da Defesa Civil em Batayporã, sargento Gilberto Batista dos Santos, que esteve acompanhado dos soldados Leandro Biscoli e Mateus Militão.

Durante a abertura do evento, a secretária Fernanda Scarlat apresentou relatório de prestação de contas dos recursos da pasta, comentou as metas da pasta para o ano e ressaltou o recente índice alcançado pela Secel no desempenho do departamento de compras, que conseguiu superar o percentual mínimo de 30% estipulado por lei e adquirir 36,8% de produtos diretos da agricultura familiar para a merenda escolar. “É um feito histórico graças ao compromisso de toda a equipe”, ressaltou a gestora.

Secretária Fernanda Scarlat enfatizou empenho da equipe da Secel. Foto: Foto: Maicon Araújo.
Psicólogos abordaram saúde mental dos trabalhadores da educação. Foto: Maicon Araújo.

O prefeito Germino Roz também saudou os servidores e enfatizou a transparência da Administração. “Esse relatório deve ser encaminhado a cada escola e estar à disposição de todos. É uma ferramenta para mensurarmos o quanto já alcançamos e, principalmente, para não regredirmos. É preciso continuar perseguindo nossas expectativas e sonhos em todas as áreas”, pontuou.

Oficinas

Ao longo da semana, professores e técnicos contarão com oficinas especiais na Escola Municipal Shiozo Takahashi, ministradas por colaboradores da Secel e por educadores convidados. Será possível conferir temáticas como mediação e contação de histórias, educação especial na perspectiva inclusiva, confecção de materiais pedagógicos, entre outras, além de conteúdos para servidores técnicos e administrativos, a exemplo das oficinas de manipulação de alimentos, trânsito e segurança no trabalho.

“É uma dinâmica muito interessante porque irá oferecer opções. Os participantes poderão observar os temas e escolher o que mais lhes interessa. Reunimos uma programação ampla, com instrutores que têm muito conhecimento sobre os assuntos que irão abordar”, explicou a secretária Fernanda Scarlat.