20/04/2023 às 11:41, Atualizado em 20/04/2023 às 11:46

Mobilização pela paz nas escolas em Batayporã conta com acolhimento de equipe multidisciplinar da Secel

Profissionais do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado Municipal (NAEEM) promovem atividades especiais para estudantes das Redes Estadual e Municipal de Ensino

Psicóloga, psicopedagoga e assistente social promoveram roda de conversa com os estudantes. Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã.

Nesta quinta-feira (20), todas as escolas de Batayporã recebem intervenções especiais alusivas ao Dia de Mobilização pela Paz nas Escolas, promovido pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) A equipe multidisciplinar do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado Municipal (NAEEM) realiza visitas com atividades de acolhimento aos estudantes.

Juntas, a psicóloga Kessiane Vieira, a assistente social Adriana Tavares e a psicopedagoga Idneia Alves, fazem a mediação de rodas de conversa com os estudantes. O objetivo é ampliar a mensagem de motivação e ajudar no processo de gerenciamento das emoções nos contextos de crise.

O trabalho é somado às atividades de acolhimento promovidas por cada comunidade escolar. No início da manhã, o prefeito Germino Roz, acompanhou parte das ações. Na Escola Municipal Anízio Teixeira da Silva, o gestor enfatizou as medidas integradas adotadas pela Prefeitura para promover a segurança nas unidades escolares.

Mensagem das profissionais buscou demonstrar apoio e tranquilizar os estudantes. Foto: Maicon Araújo -  Prefeitura de Batayporã.
Prefeito Germino Roz comentou ações de reforço na segurança em prol dos alunos e profissionais das escolas. Foto: Maicon Araújo/ Prefeitura de Batayporã.

“Desde os acontecimentos, nós temos mobilizado guardas municipais em cada escola, com uma vigilância presente e o controle da entrada e saída de pessoas. As equipes também estão em contato constante com os pais, com orientações e apoio. A Polícia Militar também tem trabalhado reforçando a segurança nas escolas e na comunidade. São medidas que adotamos pensando nos estudantes e nos profissionais”, afirmou.

Dia S

O comandante do 4º Pelotão da Polícia Militar em Batayporã, tenente Jaferson Belardo, também comentou os procedimentos adotados pela PM no chamado Dia S, promovido pelo Governo do Estado, com foco na segurança e cultura de paz. A intenção é intensificar a presença da polícia, que já tem mantido uma rotina diferenciada de rondas, orientações e suporte especializado.

“É importante frisar que a Polícia Militar continuará o trabalho preventivo, porém, em casa, é fundamental que os pais conversem com seus filhos, confiram as mochilas, verifiquem os conteúdos acessados na internet, tanto nos computadores quanto nos celulares, principalmente em redes sociais”, destacou o tenente. O policial fez ainda um apelo para que a população não compartilhe fake news. “Qualquer informação suspeita deve ser repassada à polícia. Compartilhar informações falsas é crime, previsto no Código Penal, e isso contribui para gerar pânico entre as pessoas”, complementou Belardo.