Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

31/01/2023 às 12:29, Atualizado em 01/02/2023 às 08:20

Secel ultrapassa índice do PNAE e mais de 36% da merenda escolar de Batayporã vem da agricultura familiar

Empenho da Rede Municipal de Ensino garante alimentação saudável aos estudantes e incentiva pequenos produtores locais

Cb image default
Até chegar ao prato, alimentação é fruto do trabalho de muitas equipes. Foto: Prefeitura de Batayporã.

A receita parece simples: planejamento, diálogo com os produtores e foco na alimentação saudável. Foi assim que a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Batayporã ultrapassou o percentual mínimo de 30% de compras de produtos diretos da agricultura familiar, estabelecido pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e alcançou a marca de 36,8%. Mas não se engane, o modo de preparo exige muita dedicação.

Segundo a nutricionista Amanda Vicente, o processo que envolve a merenda escolar da Rede Municipal de Ensino abrange uma grande equipe que não está presente apenas na cozinha. O Departamento de compras da Secretaria de Educação tem participação fundamental no cumprimento da legislação e, claro, na superação das metas. 

Cb image default
Alimentos fresquinhos são adquiridos dos produtores locais. Foto: Prefeitura de Batayporã.
Cb image default
Merendeiras e auxiliares de cozinha capricham no preparo. Foto: Prefeitura de Batayporã.

Desde 2021, o trabalho em conjunto tem incentivado os pequenos produtores locais e levado o sabor genuíno do campo ao prato dos estudantes. “Foi realizado um primeiro contato por meio de visita aos produtores e seus representantes para apresentar a intenção de compras da Secretaria para a merenda do ano de 2022”, explicou Amanda. Na ocasião, foi possível conhecer a produção local e realizar um levantamento sobre os potenciais de cultura e de comercialização.

Já em 2022, o diálogo contínuo, com orientações aos agricultores familiares e a observação da sazonalidade, permitiu uma agenda inteligente de compras e a concretização de um cardápio completo, com alimentos sempre frescos. “Essa integração gerou uma grande parceria entre nutricionistas, equipe de compras e os produtores resultando na aquisição de alimentos variados, seguros e respeitando a cultura e os hábitos alimentares”, concluiu a profissional.

Cb image default
Variedade dos ingredientes é garantida observando sazonalidade. Foto: Prefeitura de Batayporã.

A parceria também favorece o desenvolvimento econômico. Com a oportunidade de negócio certo, os pequenos produtores têm contado com diversas ações de aprimoramento técnico através de parcerias com a Prefeitura, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato Rural de Batayporã e Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer).

“É toda uma cadeia produtiva que se fortalece. Assim, os pequenos produtores têm mais alternativas de comercialização. Buscamos cada vez mais parcerias e investimos em infraestrutura para os agricultores familiares, como maquinários e o recente programa de calagem (distribuição de calcário)”, acrescentou o prefeito Germino Roz.

PNAE

O Programa Nacional de Alimentação Escolar prevê que 30% do valor repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) deve ser utilizado na compra direta de produtos da agricultura familiar. A determinação é regulamentada pela Lei n° 11.947/2009. Não apenas a oferta de alimentação escolar, mas as ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública são o foco do programa.