Publicado em 16/03/2017 às 12:30, Atualizado em 23/11/2020 às 14:22

Batayporã debate política de Assistência Social em encontro estadual

Encontro reuniu gestores, técnicos e conselheiros da área

Assessoria de Comunicação, PMB
Secretária Cléia esteve acompanhada de Letícia Giovanni e Ingryt Karini

A primeira-dama e secretária de Assistência Social Cléia Valéria, acompanhada da diretora de apoio à Gestão do SUAS, Letícia Giovanni, e pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Ingryt Karini da Silva, representaram Batayporã no Encontro Estadual da Política de Assistência Social.

Coordenado pela secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Elisa Nobre, o evento teve como objetivo apresentar o processo de implementação da Política de Assistência Social desenvolvida no Estado, a fim de aperfeiçoar o setor nos municípios.

O encontro foi aberto pelo governador Reinaldo Azambuja, que na ocasião anunciou o aumento de 7,5% no repasse ao Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) para os 79 municípios. O valor saltou de 13,5 milhões em 2016 para R$ 14,5 milhões em 2017.

Encontro ocorreu na Capital do Estado durante dois dias

Os recursos serão utilizados nos atendimentos sociais municipais, podendo ser empregados em manutenção de espaços físicos, adequação de acessibilidade, aquisição de veículos, capacitação de equipe técnica e em outras ações que visam melhorar a qualidade do atendimento prestado à população.

Para o Governador, esse tipo de repasse dá mais autonomia de trabalho para os gestores municipais. “Os recursos vão diretamente aos municípios para que façam uma política social descentralizada”, destacou.

O encontro foi pautado por palestras e reuniões sobre assuntos relacionados ao SUAS em Movimento, Cadastro Único, registro mensal de atendimento dos CREAS, prazo de encerramento do SISC (Sistema de Informações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), condicionalidades do PBF (Programa Bolsa Família), entre outros. Na oportunidade, os novos membros representantes da Sedhast e Coegemas (Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social De Mato Grosso do Sul) foram empossados.

Governador Reinaldo Azambuja abriu o encontro anunciando aumento no repasse do FEAS.  Fotos: PMB

Segundo a primeira-dama e secretária de Assistência Social, o evento foi produtivo, uma vez que foram tratados assuntos de interesse da pasta para a gestão 2017/2020. “No encontro foram repassadas informações necessárias para o fortalecimento da política pública de Assistência Social, com vistas à qualidade na oferta dos programas, projetos, serviços e benefícios socioassistenciais”, destacou Cléia.