13/11/2021 às 11:45, Atualizado em 13/11/2021 às 16:31

Dois dias de festa, anúncio de obras em mais de R$ 1 milhão, entregas e mutirões de serviços marcam aniversário de Batayporã

Investimentos com recursos próprios da Prefeitura irão contemplar construção de área de lazer em torno da Lagoa do Sapo, reforma do Cemitério Santo Antônio e da Escola Municipal Anizio Teixeira, e iluminação de led nas avenidas centrais

Germino fez anúncio à população com a presença de representantes do Legislativo. Foto: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã

Nas últimas quinta e sexta-feira (11 e 12), as comemorações do 58º aniversário de emancipação política de Batayporã tiveram sucesso de público nos dois dias de festa. A programação contou com atividades recreativas e shows musicais. Além das atrações culturais, a Prefeitura promoveu mutirões de serviços, realizou entrega de benefícios e equipamentos, e anunciou investimentos que ultrapassam R$ 1 milhão em obras de construção de área de lazer em torno da Lagoa do Sapo, reforma do Cemitério Santo Antônio e da Escola Municipal Anizio Teixeira, e iluminação de led nas avenidas centrais.

Segundo o prefeito Germino Roz, ainda em 2021, serão autorizadas as melhorias na região da Lagoa do Sapo, ponto histórico da cidade, e que tem passado por constantes intervenções do Executivo. “Teremos uma praça com pista de caminhada, iluminação de led e parque infantil porque a nossa cidade merece”, detalhou o prefeito durante o show do Grupo Sempre Tem.

Shows da sexta-feira foram sucesso de público. Foto: Jeferson Souza

“Quando a gente quer, a gente faz do tamanho que a gente pode, não precisa dar um passo maior que a nossa perna. Fazemos isso com a responsabilidade de todos que estão aqui, nossa Câmara Municipal, nosso vice-prefeito, nossa deputada Mara Caseiro, que é líder do Governo na Assembleia, e está aqui transmitindo o apoio a Batayporã”, complementou diante dos convidados.

Eventos de sucesso

Com o palco dos shows, praça de alimentação e parque infantil, a estrutura em frente à Lagoa recebeu cerca de 5 mil pessoas na noite de sexta, e de 2 mil na quinta-feira. A estimativa é do Corpo de Bombeiros Militar. O cálculo não contabiliza o público presente na Pedalada de Aniversário, promovida na manhã de sexta-feira. O passeio ciclístico e o sorteio de prêmios, dentre eles, duas bicicletas, reuniu aproximadamente mil pessoas. Houve também a celebração da Missa de Ação de Graças na Igreja Matriz Santo Antônio, cujos fiéis lotaram o templo.

Missa de ação de graças também foi acompanhada por autoridades da região. Foto: Maicon Araújo.
Pedalada também foi um dos destaques da programação. Foto: Maicon Araújo
Evento sorteou duas bicicletas e brindes arrecadados entre os parceiros locais.  Foto: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã

“Foi um esforço muito grande das equipes de todas as secretarias municipais. Boa parte do trabalho é invisível, como o preparo de toda a estrutura, os detalhes para que as coisas aconteçam. Por isso eu agradeço e parabenizo a todos que se envolveram. Também não posso deixar de citar o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura, e dos nossos parceiros locais que abraçaram a ideia e colaboraram”, reconheceu Germino.

Na quinta-feira, as atividades incluíram caminhada da melhor idade, Forró com o Grupo Avante, show com Os Trachta, Curtindo a Vida e a dupla Elvis e Adriano. Já na sexta-feira, foi a vez da apresentação das estudantes e atletas de ginástica rítmica da Secretaria de Esportes, show com Sempre Tem, Gabriel Mingotti e Victor Gregório e Marco Aurélio.

“Nossa intenção foi permitir uma programação para toda a família, e com a nossa identidade. Batayporã é uma terra de gente amiga e talentosa. É bom ver nosso potencial representado no palco, como os meninos do Sempre Tem, e os ‘pratas da casa’. A festa também foi um momento para fortalecer nossas organizações, que puderam faturar nas barracas de alimentação, e de reverter parte da arrecadação do parquinho para a área social”, pontuou a primeira-dama, Thayse Melo.

Banda Sempre Tem foi a primeira atração musical de sexta-feira. Foto: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã
Secretário Eduardo Riedel, diretora da Agehab, Maria do Carmo, e presidente da Câmara, João Paulo Souza, também conduziram solenidade. Foto: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã

Serviços e recursos para a comunidade

Juntamente com as festividades, a semana de aniversário do município foi marcada pela prestação de serviços e entregas de recursos. A Prefeitura promoveu o Mutirão de Regularização Fundiária, em cooperação com o Incra, as cirurgias do Castramóvel, em parceria com o Codevale, e a intensificação das avaliações em saúde do homem na campanha Novembro Azul, que contou com dois Dias D de ações nas Estratégias de Saúde da Família.

A Prefeitura entregou ainda entregou 65 títulos de propriedade aos beneficiários moradores da Vila Maria Gonçalves Silva, com a Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab), e destinou 102 cartões do programa Mais Social, crédito no valor de R$ 200,00 para que as famílias em vulnerabilidade, juntamente com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast).

Os trabalhos foram acompanhados pelo secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani Lopez e pelo superintendente da Sedhast, Clistiano Fernandes Alves, dentre outros representantes.

Também foi feita a entrega de sete cadeiras ginecológicas automatizadas para auxiliar nos atendimentos da Rede Municipal de Saúde. Os equipamentos somam um investimento de R$ 80 mil. Os recursos são da Administração Municipal. A aquisição foi feita recentemente e integra o investimento total de R$ 134 mil em mais de 20 itens para melhorar a rede.

Melhor idade foi contemplada com atividades especiais. Foto: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã