28/03/2022 às 12:13, Atualizado em 28/03/2022 às 12:16

Assistência Social: servidores recebem capacitação para trabalho com crianças e adolescentes

Para gestoras, equipe integrada eleva qualidade do atendimento. Foto: Maicon Araújo.

Servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social de Batayporã lotados no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças e adolescentes receberam capacitação especial na última semana. Ministrada pela equipe da Proteção Social Básica, coordenada pela pedagoga Maria Antônia Portela, a estratégia visou elevar a qualidade do atendimento prestado aos usuários e esclarecer dinâmicas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Conforme explicou a coordenadora, 10 servidores, entre monitores de programas sociais, facilitadores, orientadores e demais colaboradores, como serviços gerais, participaram dos encontros. O conteúdo da formação foi organizado em módulos e desenvolvido ao longo de cinco dias. Para a profissional, a interação foi proveitosa e proporcionou unidade na busca por um melhor atendimento às crianças e adolescentes.

Atividades dinâmicas e grupos de discussão complementaram conteúdo teórico da formação. Foto: Maicon Araújo.

A capacitação abordou tópicos técnicos, como a organização do SUAS e do SCFV, diferenciação das funções da escola e do serviço de convivência, além de temas voltados ao acolhimento, a exemplo da infância, adolescência, pilares da educação, atividades lúdicas, família e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Segundo a secretária da pasta, Maynara Wruck, a capacitação foi fundamental para apoiar servidores admitidos recentemente. “Temos funcionários que foram aprovados no último processo seletivo, então, esse momento foi importante para auxiliá-los no desempenho de suas funções e integrá-los à equipe. A iniciativa demonstra o compromisso em ter um quadro unido e apto para acolher nossas crianças e adolescentes da melhor maneira possível”, avaliou a gestora.