08/03/2023 às 11:20, Atualizado em 08/03/2023 às 15:34

Mês das Mulheres conta com ações especiais na Saúde, Assistência Social e Governo

Durante campanha alusiva ao Dia Internacional da Mulher, Secretaria de Governo também irá promover palestra e jantar para as servidoras públicas

Secretarias organizaram programação diferenciada para o mês de março. Foto: Maicon Araújo
Convidadas receberam presentes e participaram de café de manhã após atividade de fortalecimento da autoestima. Foto: Maicon Araújo.
Secretária Maynara Wruck enfatizou rede de apoio às mulheres. Foto: Maicon Araújo.

A Prefeitura de Batayporã promove ações direcionadas durante o mês de março em alusão ao Dia internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira (08). As secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e de Governo tem estabelecido diversas agendas no intuito de fortalecer as políticas públicas voltadas às mulheres.

As Estratégias de Saúde da Família (ESF) prepararam programação com a realização de exames preventivos de câncer de colo do útero, combate à hipertensão, orientação em saúde, promoção da saúde mental, zumba fitness e atendimento às gestantes, dentre outras atividades. Cada ESF segue cronograma próprio com horários e datas diferenciadas.

Na Assistência Social, a programação inicia com recepção e café especial para as mães e mulheres responsáveis por crianças e adolescentes do Serviço Social de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Núcleo). No Conviver, serão realizadas gincana recreativa com profissional de Educação Física durante a manhã e café da tarde especial. A Rede Socioassistencial e a Coordenadoria Especial da Mulher promovem ainda chá bingo para as mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família, na sede do Sindicato Rural. Na ocasião, haverá sorteio de brindes. As ações ocorrem entre os dias 8 e 10 de março.

Convites para palestra e jantar já começaram a ser distribuídos às servidoras públicas. Foto: Maicon Araújo.

Já a Secretaria de Governo organiza palestra com a psicóloga Vanessa Leite, com ênfase na saúde mental e autoestima. Autora do método “Quem Cuida de Mim Sou Eu”, a profissional deverá interagir com cerca de 500 mulheres servidoras e colaboradoras do Serviço Público. A atividade, que está prevista para o dia 23 de março, ainda contará com jantar de confraternização. Nesta manhã, a secretária de Governo, Luciane Caldeira, o prefeito Germino Roz e o vice-prefeito Cacildo Paião iniciaram a entrega dos convites às servidoras.

“É importante frisar que estas são apenas algumas agendas. Todos os setores da Administração têm promovido ações de fortalecimento entre as colaboradoras e ações de serviços. Há um trabalho interno em cada secretaria que contempla o público feminino de forma variada, porém, tudo converge no objetivo de valorizar as mulheres”, explicou Luciane.

No Paço Municipal, prefeito Germino saudou servidoras e distribuiu convites para evento. Foto: Maicon Araújo.
Foto: Maicon Araújo.
Casa do Trabalhador ofertou café da manhã especial às usuárias e servidoras. Foto: Maicon Araújo.
Primeira-dama Thayse Melo levou mensagem do Poder Executivo às mulheres de Batayporã durante entrevista à rádio local. Foto: Prefeitura de Batayporã.

Mensagem da primeira-dama

Na mesma data, a primeira-dama de Batayporã, Thayse Melo, concedeu entrevista à rádio local Cidade FM. Thayse, que é bancária, empresária e advogada, enfatizou a necessidade de se promover a igualdade de gênero e de garantir às mulheres oportunidades de desenvolvimento.

“É preciso refletir sobre onde a gente já esteve e sobre o que nós já conquistamos para que a gente chegue lá na frente com o resultado que precisamos. Nós buscamos por igualdade, o ano já é 2023 e ainda é preciso falar da luta por igualdade, por qualidade de vida. Porém, também precisamos comemorar o que já conseguimos até aqui. Em nome da Prefeitura, deixo uma mensagem de carinho e de muito afeto a todas as mulheres que constroem a história de Batayporã”, afirmou Thayse durante entrevista.