25/06/2018 às 10:45, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Takahashi assina convênio de R$ 4,5 milhões para ampliar saneamento em Batayporã

Para Prefeito, os investimentos vão melhorar o desenvolvimento urbano.  Foto: Edemir Rodrigues

Batayporã está entre os 16 municípios de Mato Grosso do Sul que serão beneficiados com o programa Avançar Cidades – Saneamento. Na última semana, o prefeito Jorge Takahashi assinou convênio com o Governo do Estado para obras de ampliação de sistemas de coleta e tratamento de esgoto. Os investimentos serão na ordem de R$ 4.592.479,66.

No município serão implantados de mais de 17.493,50 metros de rede coletora de esgoto, 1.543 ligações domiciliares e a construção de uma estação elevatória de esgoto bruto e linha de recalque.

Para o Chefe do Executivo Municipal, o momento é de comemoração, já que o convênio possibilitará a ampliação da cobertura de tratamento de esgoto em Batayporã, proporcionando melhor qualidade de vida a população.

“Muitas residências possuem sistemas individuais de esgotamento sanitário, como fossas sépticas, mas sem eficiência de tratamento, contaminando o solo e águas subterrâneas. Por isso, o empreendimento irá melhorar a qualidade ambiental do município, beneficiando diretamente a população”, observou Takahashi.

O Gestor frisou ainda que as obras de saneamento vão permitir solucionar uma problemática de vários anos no município, especialmente na região da Lagoa do Sapo. “Os investimentos vão melhorar o desenvolvimento urbano, econômico e social, através da solução das deficiências dos serviços de saneamento básico no município e da redução das injustiças ambientais”, completou.

Durante a cerimônia de formalização dos convênios, o governador Reinaldo Azambuja destacou que dos 27 estados brasileiros, apenas sete foram habilitados no programa e que Mato Grosso do Sul é o primeiro a assinar os contratos para execução das obras.

A estimativa do Governo é que as obras nos municípios comecem entre 40 e 50 dias, após finalizado o processo licitatório para seleção das empresas.

Programa Avançar Cidades – Saneamento – O objetivo do programa é promover a melhoria do saneamento básico por meio do financiamento de ações nas modalidades de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos, manejo de águas pluviais, redução e controle de perdas, estudos e projetos, e planos de saneamento.

Também participaram da solenidade prefeitos, vereadores, a vice-governadora Rose Modesto; o secretário de Estado de Infraestrutura, Helianey Paulo da Silva; os deputados estaduais Onevan de Matos, Felipe Orro, Enelvo Felini, Zé Teixeira, Barbosinha, Beto Pereira e Paulo Corrêa; e o superintendente da Caixa Econômica Federal em Mato Grosso do Sul, Evandro Narciso de Lima.