20/11/2018 às 07:24, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Serviço de Inspeção Municipal autoriza abatedouro à nova etapa para adesão do SISBI

O abatedouro de Batayporã ampliará suas atividades na produção de carne bovina e passará a atender produtores com a obtenção de um certificado de registro no Serviço Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).

Para que isso de fato aconteça, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, autorizou a ampliação da planta frigorífica, o que irá padronizar e harmonizar todos os procedimentos que envolvem a Inspeção Sanitária, garantindo o máximo de qualidade no produto final.

Com a adesão do SISBI, a planta frigorífica terá capacidade inicial para abater 50 cabeças ao dia, e ainda produzir nove toneladas de carne resfriada por dia. Estima ainda, que o número de funcionários para o setor industrial abrangerá de 30 a 40 pessoas.

Fotos: PMB/SIM

De acordo com o diretor do Serviço de Inspeção Municipal, o médico veterinário Rafael Olegário, o abatedouro obedecerá todos os padrões higiênico-sanitário, e licença ambiental para o funcionamento. “A planta contará com fluxo de saída de dejetos líquidos e sólidos diário pelo sistema de tratamento circuito fechado, por meio de caixas sépticas e rosca direta nos caminhões, próprios para o transporte”, explicou.

Para o prefeito Jorge Takahashi, a intensificação das atividades do estabelecimento representa um importante incremento à economia local. “Trata-se de uma importante ampliação ao estabelecimento que tem uma atuação muito significativa para Batayporã. Além de proporcionar novas oportunidades para o setor produtivo, o município ganhará também com maior geração de emprego e renda”, observou o Gestor.

SIM - O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, adicionados ou não de produtos vegetais, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito que são comercializados no município de Batayporã.

O registro no órgão municipal é indispensável para o funcionamento dos estabelecimentos industriais ou entrepostos de produtos de origem animal referidos em lei, sem prejuízo da obediência ao Serviço de Inspeção Estadual e Federal.