17/01/2019 às 10:58, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

SIM promove treinamento de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de Batayporã, promoveu no mês de dezembro um treinamento de “Boas Práticas em Manipulação de Alimentos”.

A capacitação foi destinada a empreendedores e profissionais que trabalham com a comercialização de alimentos de origem animal em Batayporã, como frigorífico abatedouro, açougues, restaurantes, churrascarias, supermercados e entreposto de ovos, reunindo 30 participantes.

A iniciativa teve como proposta aprimorar o serviço dos profissionais para garantir a integridade do alimento com a qualidade que o consumidor merece ter, visando ainda assegurar a saúde pública da população.

Durante dois dias de treinamento, os profissionais receberam uma série de orientações sobre a importância de aplicar as boas práticas na manipulação de alimentos. Com carga horária de 9 horas, a capacitação foi ministrada pela instrutora do Senar, Ana Carla da Silva, que abordou sobre o conceito de Boas Práticas na Fabricação; os tipos de contaminação de alimentos: biológico, químico e físico; classificação dos microorganismos; deteriorantes úteis e patogênicos; multiplicação dos microorganismos; saúde e segurança do manipulador; técnicas de higienização; controle de pragas e armazenamento e distribuição dos alimentos.

Fotos: PMB/SIM

O diretor do Serviço de Inspeção Municipal, o médico veterinário Rafael Olegário, classificou o treinamento como obrigatório e indispensável para os empresários e profissionais que atuam com alimentos de origem animal.

“Garantir a integridade do alimento e a saúde do consumidor requer um conjunto de princípios e regras para o correto manuseio, que abrange desde as matérias-primas até o produto final, por isso a importância dos profissionais do ramo receberem instruções sobre as boas práticas em manipulação de alimentos”, frisou Olegário.

Além do Sindicato Rural e Senar, a capacitação contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, que validou a atividade.