16/08/2019 às 08:59, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Jovens de Batayporã prestam juramento à Bandeira e recebem certificado de dispensa

Uma solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (15) marcou a vida de aproximadamente 100 jovens de Batayporã, que completaram ou completam 18 anos em 2019. Isso porque os adolescentes, que foram dispensados do serviço militar obrigatório, prestaram juramento à Bandeira e receberam Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

O ato cívico foi realizado na Praça Atílio Monteiro Rocha, sendo presidido pelo 1º Tenente Mario Cesar Leão Corrêa, delegado de Serviço Militar do Posto de Recrutamento e Mobilização do Exército Brasileiro em Dourados (PRM 09-003).

A cerimônia foi acompanhada pelos vereadores Máximo Carlos (Cabo Máximo), Cacildo Paião e Danilo Enz; pela secretária de Assistência Social, Leia Maria; pelo 1º Sargento Antônio Félix Martins, auxiliar do (PRM 09-003); pelo Soldado João Paulo Lenz Rosa, pelo chefe da Junta de Serviço Militar de Batayporã, Edilson Evangelista de Oliveira; pelo comandante do Pelotão de Polícia Militar, 2º Tenente Doval Ferreira Garcia, e pelo Pastor Amiel Leopoldo de Campos, que fez a bênção dos jovens dispensados.

No juramento, os adolescentes se comprometeram em defender a nação brasileira em qualquer eventualidade que possam vir a serem convocados, inclusive, para o atendimento de convocações de emergência das Forças Armadas.

Representando o prefeito Jorge Takahashi, o vereador Máximo Carlos enfatizou a importância do ato afirmando ser mais um ciclo na vida civil dos jovens, com mais responsabilidades. “Apesar da dispensa, estão à disposição da Nação e prontos para encarar a vida adulta. Vocês alcançaram a responsabilidade civil e passam a entender os seus direitos e deveres. Essa é uma etapa vencida, mas as obrigações continuam e agora é hora de dar continuidade, com estudos e de cabeça erguida para serem jovens de sucesso, vencedores e comprometidos com a honra da nossa pátria”, frisou.

De forma simbólica, as autoridades presentes e familiares efetuaram a entrega dos certificados de dispensa de incorporação a 13 jovens. Os demais receberam o documento após o encerramento da solenidade.

Fotos: Assessoria PMB

O certificado representa um compromisso formal do jovem com o Exército Brasileiro e um importante instrumento de inserção social. Apesar de estarem dispensados do Serviço Militar Inicial, os jovens não são isentos de cumprir com as obrigações militares, de atender convocações de emergência, os interesses da Pátria, defendendo se necessário for com o sacrifício da própria vida.