20/12/2018 às 09:59, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Defesa Civil de Batayporã alerta para riscos de queimadas

Foto: Divulgação

Devido as fortes temperaturas dessa época do ano, as ocorrências de incêndios se tornam mais comuns e perigosas. Diante desse contexto, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Batayporã (Compdec) faz um alerta para o risco de queimadas em áreas urbanas e de grande vegetação.

O coordenador da Compdec, Sidney Olegário, explica que ações simples, mas de grande efeito, como não atear fogo em lixo e em terrenos baldios, e não jogar bitucas de cigarros em estradas, ruas ou avenidas são medidas simples para evitar queimadas nesse período.

“Queremos que as pessoas fiquem cientes de como evitar queimadas e que fatores como estiagem, fortes temperaturas e baixa umidade do ar podem potencializar a ocorrência de incêndios”, enfatizou.

Além do perigo, as queimadas causam problemas para a saúde, piora a qualidade do ar e ainda pode gerar danos ao patrimônio. “Além de causar poluição e problemas respiratórios com o agravo da fumaça, pode provocar incêndios de grandes proporções. Ao contrário do que muitos pensam, as chamadas queimadas urbanas, por menores que sejam, são crimes ambientais passíveis de multas e penas restritivas de liberdade”, ressaltou Olegário.

O alerta a população é necessário diante do aumento de queimadas nas áreas urbanas. “Às vezes o cidadão coloca fogo para limpar a área e as chamas acabam se alastrando tendo consequências maiores. Pedimos a colaboração da população para preservar o meio ambiente e também a saúde das pessoas. O ideal é não ter essa prática que prejudica a saúde pública, mas havendo, é preciso denunciá-lo”, observou o coordenador da Compdec.

Ao avistar um foco de queimada, o munícipe deve ligar para a Defesa Civil de Batayporã no (67) 99637-8097, ou Coordenadoria Municipal de Turismo e Meio Ambiente pelo (67) 99953-3247. Caso seja frequente, a pessoa também pode fazer a denúncia na Polícia Militar Ambiental, pelo telefone (67) 3443-1095.