Publicado em 07/06/2018 às 13:15, Atualizado em 23/11/2020 às 14:22

Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, Sematur realiza ação educativa

Assessoria de Comunicação, PMB
Atividade teve como proposta sensibilizar os estudantes sobre a necessidade de preservação

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente (Sematur) realizou uma ação educativa a estudantes do ensino fundamental com a proposta de sensibilizá-los sobre a necessidade de preservação.

A iniciativa envolveu os alunos do 8º ano da Escola Estadual Braz Sinigáglia, que participaram de palestra e visitação ao Viveiro Municipal.

A palestra foi ministrada pela diretora do Departamento Municipal de Turismo e Meio Ambiente, a Engenheira Ambiental Fernanda Frutuoso, que buscou chamar a atenção dos estudantes para os problemas ambientais, também explicou que Batayporã integra a área de preservação ambiental (APA) Ilhas e Várzeas Rio Paraná e a importância da unidade de conservação para a subsistência.

A palestrante abordou ainda, a origem do Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pela ONU com o objetivo de alertar todas as esferas da população para as questões ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Na sequência, os alunos visitaram o Viveiro Municipal para conhecerem na prática como é realizado o plantio e cultivo de mudas. Fernanda e a responsável pelo local detalharam todo o processo, desde a colheita das sementes até a muda pronta para ser doada.

O Viveiro Municipal fornece gratuitamente a população mudas de diversas espécies, inclusive nativas, com o objetivo de ajudar na arborização da cidade e no reflorestamento rural.

O secretário da pasta, Marcos Barbosa, acompanhou os alunos na atividade e destacou que a intenção é investir ainda mais nas ações educativas. “Atividades na área educacional têm contribuído muito com as ações de preservação. É por meio de iniciativas como essa que conseguimos conscientizar os cidadãos, principalmente as crianças, tornando-as agentes multiplicadores na comunidade”, frisou.

Fotos: PMB/Sematur