21/09/2022 às 10:52, Atualizado em 21/09/2022 às 11:03

No Dia da Árvore, estudantes plantam mudas e Prefeitura divulga conta educativa no Instagram

Projeto ‘Sombra e Água Boa’ visa compartilhar informações sobre a flora local

Crianças aprenderam sobre espécie do ipê e a importância das árvores para o ecossistema. Foto: Maicon Araújo.

Comemorado nesta quarta-feira (21), o Dia da Árvore foi celebrado em Batayporã com ações educativas. No início da manhã, a Secretaria de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (Sodeta) juntamente com estudantes e professores da Escola Municipal Anízio Teixeira realizou o plantio de ipê na Praça da Escola Jan Antonin Bata.

Na sequência, a pasta divulgou a conta no Instagram, Sombra e Água Boa (@sombraeaguaboa), com informações sobre a flora e corpos d’água locais. A iniciativa é um projeto de educação ambiental que visa difundir o conhecimento sobre a natureza do município. A conta faz alusão à vegetação e ao significado do nome Batayporã, que do guarani é traduzido como água boa do Bata.

O secretário Renan Bom comentou as iniciativas. “O plantio é um ato simbólico, uma estratégia para marcar a data entre as crianças e reforçar os diversos projetos que já são desenvolvidos em parceria com as escolas. Agradeço à direção, coordenação e aos professores pela presença e o apoio. Já o Instagram visa ampliar o público e gerar engajamento da população sobre a natureza do município”, relatou o gestor.

Muda de ipê será acompanhada pela comunidade escolar e Secretaria de Obras. Foto: Maicon Araújo.

Sombra e água boa

Conforme explicou o assessor especial da Sodeta e autor do projeto, Douglas Leite, a composição vegetal local, por muitas vezes, passa despercebida pela população e a Administração viu na ferramenta o potencial para explorar essa nuance. O diferencial está nas dicas de manejo das espécies da região.

“Além da descrição, nós repassamos instruções sobre como cuidar de cada espécie. Acreditamos que as pessoas possam se motivar a tratar melhor das árvores e plantas. As publicações ajudam ainda a criar um acervo sobre a vegetação local e, mais adiante, também incluiremos o levantamento fotográfico com os corpos d’água presentes em Batayporã”, detalhou Leite.