31/05/2021 às 07:23, Atualizado em 31/05/2021 às 07:36

Prefeitura e Cesp discutem ações ambientais para Batayporã

Equipe apresentou diagnóstico socioambiental e conferiu novas demandas locais. Foto: Ana Carla Barbosa.

Na última semana, o prefeito de Batayporã, Germino Roz (PSDB), o vice Cacildo Paião (PSD) e o vereador João Carlos (PODE) participaram de reunião com equipe técnica da Companhia Energética de São Paulo (Cesp) - unidade Usina Hidrelétrica Porto Primavera – para debater projetos referentes ao Diagnóstico Socioambiental Participativo realizado pela empresa no município durante o ano passado.

Na ocasião, o Executivo explanou sobre detalhes presentes no levantamento e apresentou outras demandas, a exemplo da solicitação de consultoria com o departamento jurídico da companhia para discutir verbas indenizatórias e a taxação municipal.

“Foi um momento importante para expor de perto as prioridades que Batayporã tem com relação ao meio ambiente, e também para estabelecer um diálogo próximo para abordar outros assuntos que estão na nossa pauta. Ficamos gratos pelo empenho nesse trabalho”, avaliou Germino.

Conforme explicaram o coordenador de responsabilidade social, Luciano Viana, o consultor de Responsabilidade Social, José Dimas Alessio, e a analista de sustentabilidade, Karina Santos, a partir do diagnóstico promovido entre os 12 municípios da área de influência da hidrelétrica, a Cesp tem proposto projetos com foco na educação ambiental em consonância com a expectativa das comunidades locais. Atualmente, a comissão técnica elabora o cronograma das ações na região.

Em Batayporã, o diagnóstico socioambiental apontou, dentre outros tópicos, o interesse da população por obras de melhorias nas margens do reservatório municipal e do Rio Paraná, fomento às atividades de pesca, piscicultura e incentivo ao turismo.

“Com certeza essas demandas estão presentes. Além delas, listamos outras prioridades, como o apoio para um trabalho de reflorestamento, que inclusive, já é desempenhado pela equipe em outras localidades e irá contemplar Batayporã em breve”, finalizou o prefeito.