03/06/2022 às 17:45, Atualizado em 03/06/2022 às 17:55

Semana do Meio Ambiente de Batayporã premia trabalhos e promove peças educativas

Ações pedagógicas desenvolvidas ao longo de 2021 na Rede Municipal de Ensino foram premiadas em solenidade nesta sexta-feira (03)

Escola Anizio foi classificada em primeiro lugar em projeto de cultivo de plantas ornamentais. Foto: Maicon Araújo.

Nesta quarta-feira (03), as secretarias municipais de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (Sodeta) e de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Batayporã realizaram na Câmara Municipal a premiação dos trabalhos pedagógicos desenvolvidos ao longo de 2021 e promoveram apresentações teatrais e musicais educativas das escolas Benedita Figueiró de Oliveira, Shiozo Takahashi e Anizio Teixeira da Silva. O evento integra as atividades da Semana do Meio Ambiente 2022.

O projeto desenvolvido em 2021 consistia no plantio e cultivo de mudas ornamentais doadas pela Sodeta aos estudantes. As escolas foram premiadas de acordo com a classificação, que levou em conta o melhor desenvolvimento das plantas durante o período de um ano: 1º lugar para a escola Anizio Teixeira da Silva; 2º lugar para a escola Shiozo Takahashi e 3º lugar para a escola Benedita Figueiró de Oliveira. As unidades receberam, respectivamente, R$ 300, R$ 200 e R$ 100 para serem aplicados conforme critério das escolas. Os valores foram doados por empresas parceiras da iniciativa.

Turminha do Ecossistema executou coreografia especial com mensagem de preservação ambiental. Foto: Maicon Araújo.

Como parte da demonstração do trabalho pedagógico sobre a temática do meio ambiente desenvolvida na rede, as escolas realizaram apresentações culturais. A Escola Benedita Figueiró interpretou a canção ‘Turminha do Ecossistema’, com direito a figurino especial e coreografia, sob coordenação das professoras Ana Claudia Nogueira e Nilza de Moraes Cota. A escola Shiozo Takahashi encenou a peça teatral ‘A linda rosa juvenil no meio ambiente’, com a turma orientada pelas professoras Ana Claudia Corrêa e Deylla Cristina da Nóbrega. Por fim, a escola Anizio Teixeira levou ao público presente o coral ensaiado pela professora Lucileni Marinho. Os estudantes interpretaram ‘Planeta Água’, do compositor Guilherme Arantes.

A Linda Rosa Juvenil – peça teatral levou alerta sobre poluição. Foto: Maicon Araújo.

Na ocasião, o prefeito Germino Roz destacou a relevância das ações na promoção de uma educação ambiental. “Esse debate é de suma importância. Batayporã tem características ambientais riquíssimas, inclusive, ainda temos um dos poucos resquícios de Mata Atlântica da região. Precisamos aprender desde cedo a preservar e a cuidar do lugar onde vivemos”, analisou o prefeito. Germino elencou ainda a parceria entre as secretarias. “O meio ambiente não pode ser visto de modo isolado, mas sempre integrado. Todos nós somos responsáveis por uma gestão ambiental sustentável. Parabenizo à Secel e à Sodeta pela união nesse trabalho”, disse.

Clássico ‘Planeta Água’ foi interpretado por coral de estudantes. Foto: Maicon Araújo.

O biólogo coordenador de Meio Ambiente da Sodeta, Douglas Leite, anunciou uma das ações a serem desenvolvidas com vistas à Semana do Meio Ambiente 2023. “Nós iremos fazer um ranking entre as escolas que realizarem a maior coleta de plástico. Vamos fornecer as “big bags”, que são as bolsas para coleta, e incentivar a separação de resíduos. Gostaríamos de coletar outros materiais, mas iremos começar especificamente com o plástico”, explicou. O material será destinado aos recicladores locais.

Assim como a Semana 2022, haverá um cronograma de ações para toda a comunidade. “Nossa semana não acabou. Hoje tivemos esse marco, mas vale lembrar que teremos coleta de lixo eletrônico neste sábado (04/06) e também no dia 11, na Feira Municipal”, complementou Leite. Além da parceria com a Rede Municipal de Ensino, o projeto engajou a Secretaria de Assistência Social e promoveu atividades de conscientização para o amplo público.

O presidente da Câmara Municipal, João Paulo Souza, o vereador Henrique Bacatão, os secretários Renam Bom (Sodeta), Fernanda Scarlat (Educação), Maynara Wruck (Assistência Social), Gabriel Boffo (Administração, Planejamento e Finanças) e a representante da Secretaria de Saúde, Viviane Pereira, também participaram do evento. As secretarias anfitriãs da solenidade – Secel e Sodeta – enfatizaram a colaboração no desenvolvimento das ações.

Gestores e diretoras firmaram compromisso para a Semana do Meio Ambiente 2023. Foto: Maicon Araújo.