Publicado em 04/06/2019 às 11:15, Atualizado em 23/11/2020 às 14:22

SODETA promove ações em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Assessoria PMB, PMB

O dia 5 de junho é marcado como o Dia Mundial de Preservação do Meio Ambiente. Em alusão à data, a Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (SODETA), através do Departamento de Turismo e Meio Ambiente, promoveu um ciclo de palestras, a fim de sensibilizar e incentivar a promoção de ações para os problemas ambientais.

Diversas crianças e adolescentes receberam orientações sobre os cuidados essenciais que devem ser tomados em relação aos principais biomas do município, Unidade de Conservação APA Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, matas ciliares, gestão de resíduos sólidos, recursos hídricos e sustentabilidade.

As atividades foram realizadas nas escolas municipal e estadual Anízio Teixeira da Silva e Braz Sinigáglia, e ministrada pela diretora do Departamento de Turismo e Meio Ambiente, a Engenheira Ambiental Fernanda Frutuoso.

Na escola municipal Anízio Teixeira da Silva, os temas abordados terão continuidade em sala de aula com a elaboração de redação pelos alunos, no qual as melhores serão premiadas. Já na escola Braz Sinigáglia, a temática “Resíduo de Óleo de Cozinha” será colocada em prática pelos estudantes com a produção de sabão.

Fotos: PMB/SODETA

“O óleo de cozinha usado é um dos principais vilões na contaminação da água, sendo que um litro contamina até 25 mil litros de água. Diante desse contexto, focamos o resíduo em específico aos estudantes da escola Braz”, explicou a palestrante.

Fernanda ressaltou que a programação teve como finalidade conscientizar a população quanto a importância de preservar o meio ambiente, contribuindo com a sustentabilidade local, evitando os desperdícios, melhorando assim a saúde pública, a poluição e o ordenamento urbano. “A preservação dos recursos naturais diz respeito a todos nós e é uma responsabilidade de todos”, frisou.

A preservação do meio ambiente é uma preocupação do Governo Municipal e se reflete nas ações desenvolvidas pela SODETA. Segundo o titular da pasta, Sidney Olegário, a educação ambiental será desenvolvida com mais intensidade no município, principalmente nas escolas e trabalhando em várias temáticas.

“É necessário chamar a atenção da sociedade para a importância permanente de preservar o meio em que vivemos”, disse Olegário ao enfatizar os esforços do trabalho conjunto.