23/08/2022 às 12:43, Atualizado em 23/08/2022 às 13:27

Saúde ganha reforço com 4 motos para agentes comunitários e van para pacientes; investimento é de 447 mil

Van Mercedes Benz irá auxiliar no transporte de pacientes que realizam tratamento em outros municípios. Foto: Maicon Araújo.

A Prefeitura de Batayporã realizou nesta terça-feira (23) a entrega de quatro motocicletas e uma van de 20 lugares para atender à Secretaria Municipal de Saúde. O investimento total é de R$ 446.987,00. Além do prefeito Germino Roz e da titular da Saúde, Letícia Sanches, os vereadores João Paulo (presidente do Legislativo), João Carlos, Vanderley do Ônibus, Miguelzinho, Diego Ricardy, Henrique Bacatão, Dilsinho e Maurício Ribeiro participaram da solenidade de entrega.

As quatro motocicletas, de 150 e 160 cilindradas, deverão auxiliar os agentes comunitários de saúde atuantes nos assentamentos locais. Já a van Mercedes Benz será utilizada prioritariamente para o transporte de pacientes que fazem tratamentos em outros municípios.

O prefeito Germino Roz explicou que a Prefeitura complementou em R$ 29.987,00 os recursos utilizados na compra das motocicletas. A outra parte, de R$ 40 mil, é oriunda de emenda parlamentar empenhada pelo deputado estadual Barbosinha ainda em 2020.

Motocicletas são reivindicação antiga de agentes comunitários de saúde atuantes nos assentamentos locais. Foto: Maicon Araújo.

“Esse dinheiro seria devolvido porque a Prefeitura não conseguiu comprar as motos na época. Estávamos quase perdendo esse recurso. Fizemos duas licitações. Com os reajustes, o montante ainda era insuficiente, então nós decidimos complementar e conseguimos fazer a compra. Essa aquisição é uma espera de anos dos nossos agentes de saúde”, detalhou. Já a van, avaliada em R$ 377 mil, foi adquirida com recursos próprios da Administração, que empregou cerca de R$ 80 mil advindos da devolução de duodécimo da Câmara Municipal.

Contratação de motoristas

No momento, a Secretaria de Saúde realiza processo seletivo simplificado para a contratação de três motoristas classe C. Conforme edital publicado no Diário Oficial da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), 18 candidatos se inscreveram na seleção. A divulgação do resultado final do certame está prevista para o dia 2 de setembro.