28/07/2022 às 12:10, Atualizado em 28/07/2022 às 12:15

1º Seminário de Saúde Mental de Batayporã pauta fortalecimento da rede de atenção psicossocial

Psicóloga coordenadora da Raps destacou conhecimento sobre as diretrizes para atuação da rede. Foto: Maicon Araújo.

A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã promoveu nesta quinta-feira (28) o 1º Seminário Municipal de Saúde Mental, com o tema “Cuidar da mente é cuidar da vida”. Realizado no período da manhã na Câmara Municipal, o evento contou com palestra da psicóloga coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, Daianny Garcia Nascimento.

O intuito da ação foi mobilizar estrategicamente servidores atuantes em todas as secretarias municipais para discutir e conhecer mais sobre as políticas públicas da área. “Esse momento foi organizado desde o ano passado e hoje pudemos concretizá-lo. Nós precisamos estudar e entender como funciona a política de saúde mental e fortalecer as parcerias”, analisou a titular da pasta da Saúde, Letícia Sanches.

Com representantes do Executivo, Legislativo, Polícia Militar, Defensoria Pública e Promotoria de Justiça, secretária Letícia Sanches ressaltou necessidade de fortalecer parcerias. Foto: Maicon Araújo.

Conforme pontuou a coordenadora da Raps, a atenção psicossocial via Sistema Único de Saúde é uma conquista recente da sociedade e necessita ser fortalecida. “Quando estudamos os marcos, a história dos movimentos, vemos o quanto tudo é recente. A atenção conforme conhecemos hoje precisa ser compreendida e reforçada com a construção de uma rede. Para isso, precisamos de uma política para nos nortear. As diretrizes não existem por acaso, precisamos conhece-las”, relatou Daianny.

Além dos servidores da Prefeitura, a Promotoria de Justiça de Batayporã, Defensoria Pública, Poder Legislativo e a Polícia Militar participaram do evento por meio de seus representantes. A coordenadora do Ambulatório Municipal de Saúde Mental, Sônia Cristina Rodrigues Amaral, também ressaltou a articulação do serviço público. “Nossa demanda de saúde mental é alta. Hoje temos uma oportunidade de ter uma discussão técnica junto ao Estado com orientações para os atendimentos e organização da nossa rede. Agradeço a presença de todos que se dispuseram a estar aqui. Isso mostra como a parceria é importante”, destacou a psicóloga.