Publicado em 28/07/2022 às 12:10, Atualizado em 28/07/2022 às 16:15

1º Seminário de Saúde Mental de Batayporã pauta fortalecimento da rede de atenção psicossocial

Assessoria de Imprensa, Prefeitura de Batayporã
Psicóloga coordenadora da Raps destacou conhecimento sobre as diretrizes para atuação da rede. Foto: Maicon Araújo.

A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã promoveu nesta quinta-feira (28) o 1º Seminário Municipal de Saúde Mental, com o tema “Cuidar da mente é cuidar da vida”. Realizado no período da manhã na Câmara Municipal, o evento contou com palestra da psicóloga coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, Daianny Garcia Nascimento.

O intuito da ação foi mobilizar estrategicamente servidores atuantes em todas as secretarias municipais para discutir e conhecer mais sobre as políticas públicas da área. “Esse momento foi organizado desde o ano passado e hoje pudemos concretizá-lo. Nós precisamos estudar e entender como funciona a política de saúde mental e fortalecer as parcerias”, analisou a titular da pasta da Saúde, Letícia Sanches.

Com representantes do Executivo, Legislativo, Polícia Militar, Defensoria Pública e Promotoria de Justiça, secretária Letícia Sanches ressaltou necessidade de fortalecer parcerias. Foto: Maicon Araújo.

Conforme pontuou a coordenadora da Raps, a atenção psicossocial via Sistema Único de Saúde é uma conquista recente da sociedade e necessita ser fortalecida. “Quando estudamos os marcos, a história dos movimentos, vemos o quanto tudo é recente. A atenção conforme conhecemos hoje precisa ser compreendida e reforçada com a construção de uma rede. Para isso, precisamos de uma política para nos nortear. As diretrizes não existem por acaso, precisamos conhece-las”, relatou Daianny.

Além dos servidores da Prefeitura, a Promotoria de Justiça de Batayporã, Defensoria Pública, Poder Legislativo e a Polícia Militar participaram do evento por meio de seus representantes. A coordenadora do Ambulatório Municipal de Saúde Mental, Sônia Cristina Rodrigues Amaral, também ressaltou a articulação do serviço público. “Nossa demanda de saúde mental é alta. Hoje temos uma oportunidade de ter uma discussão técnica junto ao Estado com orientações para os atendimentos e organização da nossa rede. Agradeço a presença de todos que se dispuseram a estar aqui. Isso mostra como a parceria é importante”, destacou a psicóloga.