Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

12/01/2023 às 10:03, Atualizado em 12/01/2023 às 11:08

Ambulatório de Saúde Mental engaja usuários e servidores na campanha Janeiro Branco

Cb image default
Painel da Saúde Mental: equipe reforça hábitos benéficos. Foto: Maicon Araújo.

Mais conhecida a cada ano, a campanha Janeiro Branco, com foco na promoção da Saúde Mental, ganha ações especiais promovidas pela Secretaria de Saúde por meio do Ambulatório de Saúde Mental de Batayporã. Conforme explicou a psicóloga coordenadora do serviço, Sonia Amaral, o objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas ao tema.

Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial e mestranda em Psicologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Sonia explica que “a cor branca foi escolhida por simbolicamente representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e desejamos concretizar”.

Ainda de acordo com a profissional, por se tratar do primeiro mês do ano, janeiro traz inspirações. “As pessoas fazem reflexões acerca de suas vidas, suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. É uma espécie de “portal” entre ciclos que se abrem e que se fecham”, complementou.

De olho no contexto, a equipe do Ambulatório tem promovido uma série de ações alusivas à campanha. Nesta semana, foi elaborado um painel especial listando hábitos que ajudam a promover a saúde mental. O intuito é reforçar a mensagem aos servidores e pacientes. Entre os conselhos, lembretes que podem soar simples ou desafiadores: acolher as próprias emoções, conhecer a si mesmo, priorizar o sono, cuidar da alimentação, ter contato com a natureza, ter autoestima, praticar atividade física, dentre outros.

Para potencializar o alcance da discussão, a coordenadora concederá entrevista à Rádio Cidade FM, no dia 13, a partir das 11h. Já entre os dias 23 e 27, os servidores da área da Saúde irão participar de rodas de conversa mediadas por profissional de Psicologia. A atividade também será realizada entre os servidores do Paço Municipal.

Ambulatório de Saúde Mental

A equipe do Ambulatório Mental é formada por três psicólogos, que realizam atendimentos diversificados. O primeiro passo para ser assistido pelo ambulatório é procurar a Estratégia de Saúde da Família (ESF) de referência. Na unidade, o paciente passará por avaliação, que poderá ser feita por médico ou enfermeiro, conforme cada caso, e de acordo com a necessidade, receberá encaminhamento.