Publicado em 11/10/2022 às 16:59, Atualizado em 11/10/2022 às 21:03

Atenção primária à Saúde de Batayporã tem 10º melhor desempenho de MS

Índice do SUS apontou evolução do município, que saltou da 59ª colocação no segundo quadrimestre de 2019 para a 10ª em 2022 no programa Previne Brasil

Assessoria de Imprensa, Prefeitura de Batayporã
Equipes promovem estratégias diferenciadas para garantir cobertura vacinal, outro indicador considerado pelo Previne Brasil. Foto: Secretaria de Saúde de Batayporã.

A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã comemora o resultado de desempenho da atenção primária divulgado recentemente pelo Sistema de informação em Saúde (SISAB), do Previne Brasil, que é o modelo de financiamento utilizado pelo SUS. Batayporã alcançou o 10º lugar entre os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

A marca representa uma evolução significativa do índice. No segundo quadrimestre de 2019, o município estava na 59ª posição; em 2020, na 49ª e, em 2021, na 55ª. Segundo a secretária Letícia Sanches, o salto se deve a dois fatores fundamentais: o compromisso das equipes da atenção primária à Saúde, que envolve todos os serviços das Estratégias de Saúde da Família (ESF), e o investimento da Prefeitura em informatização com a migração para o sistema eSUS.

Dados da atenção primária foram detalhados durante audiência pública no mês de setembro. Foto: Maicon Araújo.

“Nossos servidores são muito dedicados e a cada dia buscam melhorar o atendimento à população. Porém, esse trabalho simplesmente era desconhecido pelo Ministério da Saúde. Toda nossa produção não era comunicada com eficiência porque o sistema de informatização antigo não fazia o fluxo de dados com o e-SUS. Consultas, visitas, atendimentos, encaminhamentos, exames, ações pontuais e muitas outras medidas não eram computadas”, explicou a gestora.

É possível verificar o progresso também pelo Indicador Sintético Final (ISF). Nos primeiro e segundo quadrimestres de 2022, a evolução de desempenho representa um aumento de 19,69% da nota, que era de 7.16 e recebeu 8.57.

O cálculo do ISF considera sete indicadores: 1. proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 12ª semana de gestação; 2. proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; 3. proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; 4. proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS; 5. proporção de crianças de um ano de idade vacinadas na APS contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, infecções causadas por Haemophilus influenzae tipo B e poliomielite inativada; 6. proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e 7. proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

Assistência às gestantes: consultas durante o pré-natal são avaliadas e ajudam a compor nota de desempenho. Foto: Maicon Araújo.

Os índices são fundamentais para o desenvolvimento da saúde pública, visto que o Previne Brasil, dentre outros fatores, leva em conta o desempenho para o cálculo de destinação de recursos do Governo Federal. Conforme descreve o Ministério da Saúde, a proposta do programa tem como foco “aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem”.

O prefeito Germino Roz complementou que a Administração tem promovido investimentos para consolidar o bom desempenho. “São recursos que buscamos melhorar na atenção primária e no atendimento especializado. Podemos acrescentar a esse esforço para informatizar nossos setores e a todo o comprometimento dos servidores, o nosso compromisso de ampliar os serviços de saúde. A abertura de um posto de atendimento na Fazenda Santa Ilídia é um exemplo disso. Queremos que toda a população de Batayporã esteja de fato coberta e atendida com qualidade”, finalizou o chefe do Executivo.